Depois dos anúncios, eis que a Volkswagen acaba de apresentar a versão maior, de sete lugares, do sucesso chamado ID.Buzz. A qual tem também direito a versão mais desportiva GTX!
Apresentada pela própria marca como "a reincarnação" do icónico Volkswagen T1 Samba, esta nova variante do ID.Buzz destaca-se, desde logo, pelo facto de estrear uma nova e mais potente versão do conhecido motor elétrico, aqui a debitar 286 cv de potência, além de uma bateria de maior capacidade, de 85 kWh.
Mantendo a estética de inspiração retro já conhecida com ID.Buzz de cinco lugares, esta nova e mais alongada versão, com um comprimento que chega aos 4,96 metros (+250 mm que o irmão menor, portanto...) e uma distância entre eixos que passa dos 2,98 para os 3,23 metros (+250 mm), destaca-se, igualmente, por ostentar não apenas um logótipo VW iluminado na frente, como o maior tecto panorâmico em vidro já utilizado pelo fabricante alemão.
Aliás, esta superfície vidrada conta ainda com uma tecnologia de cristais líquidos controlados eletronicamente e que fazem com que possa tornar-se mais opaco.
Habitáculo versátil e com muito espaço
Já no habitáculo, a possibilidade de variar entre três configurações distintas - cinco, seis e sete lugares -, ainda que, tudo aponte para que, as duas últimas, venham a ser propostas opcionalmente.
LEIA TAMBÉM
Só para a América? Volkswagen agenda apresentação do ID.Buzz de 7 lugares
Ao mesmo tempo e passando à bagageira, o anúncio de uma capacidade de 1.340 litros, quando com cinco lugares em uso, valor que também significa um aumento de 290 litros face ao modelo já em comercialização, sendo que, com os sete lugares, este novo ID.Buzz promete, ainda assim, 306 litros para acomodar bagagens.
Argumentos que, diga-se, levou já a Volkswagen a admitir que uma versão Cargo, com base nesta variante mais comprida, está igualmente nos planos.
Ainda no habitáculo, nota para a troca do ecrã central de infoentretenimento por uma solução maior, de 12,9" (o do atual ID.Buzz tem 10"), enquanto os comandos deslizantes sensíveis ao toque do ar condicionado e do volume do rádio, passam a ter retroiluminação, para uma maior interactividade.
Em termos de motorizações, o ID.Buzz Longo será proposto com um só motor elétrico e tracção traseira, a debitar 286 cv e 600 Nm, solução que deverá permitir-lhe, também segundo avança a Volkswagen, acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,9s, assim como atingir uma velocidade máxima a rondar os 160 km/h.
Relativamente à bateria, os clientes vão poder optar entre duas hipóteses, com 77 ou 85 kWh, ambas passíveis de serem recarregadas através de tomadas de 11 kW AC e de 200 kW DC. Por conhecer, ficam, no entanto, quer as autonomias, quer os consumos prometidos.
Também com versão desportiva GTX
Embora apontado apenas para 2024, a Volkswagen anunciou, igualmente, a chegada de uma versão mais desportiva, GTX, desenvolvida a partir desta variante mais longa do ID. Buzz.
Para esta nova versão, a marca alemã promete não somente tracção integral, como também uma potência máxima combinada de 360 cv, além de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,4 segundos.
ID.Buzz Longo chega ainda em 2023
Segundo também revelou a Volkswagen, o ID.Buzz Longo começará por ser comercializado, ainda em 2023, nos mercados onde este tipo de propostas maiores, têm maior receptividade, como os EUA ou o Canadá.
No entanto, tal não significa que esta nova variante não possa, ou não venha, a ser comercializada, talvez mais tarde, na Europa.