Este modelo pretende ser uma versão do século XXI da mítica Pão de Forma, combinando grande habitabilidade com a condução sem emissões poluentes. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/Volkswagen-at-Detroit-2017-3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/Volkswagen-at-Detroit-2017-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/Volkswagen-at-Detroit-2017-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/Volkswagen-at-Detroit-2017-1222222.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/Volkswagen-at-Detroit-2017-3-1.jpg] A Volkswagen começou a abrir o apetite para um dos modelos que irá dar a conhecer no Salão de Detroit, que vai acolher a estreia do segundo membro da família de concepts ID, que foi introduzida com um compacto revelado no Salão de Paris. Agora será a vez de dar a conhecer um minibus elétrico, que também terá por base a nova plataforma modular para modelos de emissões 0 da marca alemã, denominada MEB. Já o design irá ser inspirado pela Transporter original (a mítica Pão de Forma) e também pelo protótipo de Minibus Budd-e, que foi apresentado este ano na CES. A marca define este modelo como um 'Space Concept' que vai aliar elevada autonomia elétrica com uma grande habitabilidade. Além disso, é indicado que o modelo irá ter capacidades de condução totalmente autónoma, contando com um volante que pode ser recolhido enquanto um conjunto de câmaras, radares e sensores permitem ao automóvel seguir o seu caminho sozinho. Embora a marca foque principalmente os atributos da mecânica e do interior, apenas foram dadas a conhecer três imagens deste modelo, onde se vislumbram óticas afiladas e dominadas por linhas horizontais, que são similares às do ID concept. As linhas estilísticas colocadas abaixo da iluminação dianteira, e também o vidro praticamente em posição vertical, são dois dos elementos que evocam a memória da Pão de Forma original, que assim se prepara para dar um pulo até ao século XXI como membro da gama ID. Esta família de concepts demonstra as intenções da marca alemã no campo da mobilidade elétrica, já que a nova estratégia Transform 2025+ da VW tem como objetivo garantir dentro de dez anos a liderança do mercado de veículos elétricos, comercializando um milhão destes automóveis de emissões 0. Esta é a segunda novidade revelada pela Volkswagen para o Salão de Detroit, onde também vai marcar presença o Tiguan AllSpace, versão de distância longa entre eixos para o SUV germânico. Outra das novidades já anunciadas para Detroit, também a cargo de uma marca da Alemanha, é o Mercedes Classe S Coupé Night Edition.