Publicidade

Volkswagen “ligada à corrente” com nova estratégia

Texto: Nuno Fatela
Data: 23 de Novembro, 2016

A liderança na mobilidade elétrica é o objetivo final da nova estratégia Transform 2025+ apresentada pela marca alemã.

A Volkswagen anunciou mais pormenores sobre a sua nova estratégia, denominada Transform 2025+, que tem como objetivo final a liderança em áreas como a conetividade automóvel e os veículos elétricos. Uma visão de futuro que começou já a ser implementada e que através da aposta nos veículos sem emissões poluentes pretende também alterar a imagem do fabricante germânico após os danos causados pelo escândalo das emissões fraudulentas descoberto em 2015.

Para garantir as verbas para a ofensiva elétrica, a primeira fase passa pela redução de custos, através da anunciada saída de 30.000 funcionários da marca alemã e também a reestruturação das infraestruturas e processos produtivos (nesta área, por exemplo, a Audi já previu que as habituais linhas de montagem podem vir a desaparecer para dar origem a uma produção modular). Além disso, a VW vai descontinuar os modelos com menor volume de vendas e de rentabilidade, garantindo assim 2,5 mil milhões de euros de fundos adicionais para investir nas tecnologias dos seus futuros veículos elétricos. Outro exemplo desta redução de custos no grupo germânico foi a diminuição da aposta no campo desportivo, com a saída do WRC já este ano.Este primeiro passo da Transform 2025+ deverá estar terminado em 2020.

A partir do início da próxima década entra em ação a Fase 2, que passa pela progressiva expansão dos modelos de emissões 0, garantindo assim uma gama completa e que deverá concorrer em diversos segmentos. Disso mesmo deu conta o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, que afirmou que “a partir de 2020 vamos começar uma grande ofensiva na mobilidade elétrica. Como fabricante de grande volume, pretendemos ter um papel essencial na introdução dos veículos elétricos. Não apontamos a produtos de nicho, queremos estar no centro do mercado.” A antevisão deste futuro foi já oferecido recentemente no Salão de Paris, através do novo ID concept.

A derradeira fase do novo plano estratégico Transform 2025+ passa pela liderança do mercado de veículos elétricos e estará planeada para o ano 2025. Diess não esconde esta ambição, e explica que “em 2025 queremos vender um milhão de veículos elétricos por ano e ser líderes do mercado mundial na mobilidade elétrica. Os futuros veículos elétricos serão a nova imagem de marca da Volkswagen”. Um conjunto de modelos que, além das emissões 0, também vai fazer da conetividade um dos seus trunfos, estando previsto o lançamento de uma plataforma específica da marca para os seus veículos e também outros serviços da área digital (com receitas que podem ascender a mil milhões de euros) que sejam oferecidos. A partir de 2025 a marca pretende também atingir novos objetivos financeiros, crescendo progressivamente dos 2% de rentabilidade obtidos no último ano para os 6% de lucros finais a meio da próxima década.