Versão longa. Land Rover Defender 130 tem solução inédita de oito lugares

Land Rover Defender voltou a ser disponibilizado com três carroçarias, na sequência da introdução da versão com 5,36 m e lotação para oito.

O Land Rover Defender voltou a ser disponibilizado com três tipos de carroçarias, na sequência da introdução da versão longa com 5,36 metros e lotação para oito ocupantes. O preço para Portugal desta nova variante já é conhecido e também pode ser encomendado num concessionário da marca.

Os responsáveis da Land Rover prometeram que a segunda geração do Defender iria ter a mesma flexibilidade do modelo original, já que seria disponibilizado em três tipos de carroçaria: 90, 110 e 130.

A versão mais longa acaba de ser revelada, acrescentando 34 centímetros atrás do eixo traseiro e não entre os eixos como era o caso do seu antecessor. Isto significa que o comprimento à frente do pilar C e igual ao do 110.

Land Rover Defender 130
Land Rover Defender 130

Com um comprimento total de 5,36 metros passa a ser um dos SUV de maiores dimensões em comercialização, concorrendo com o BMW X7 ou o Mercedes-Benz Classe G.

O aumento da secção traseira permitiu aumentar o volume da bagageira para 2516 litros com as duas filas de bancos traseiros rebatidos. Isto é mais 953 litros do que o 110 na mesma configuração.

Duas filas de três lugares

Mais curioso é o facto de ser possível disponibilizar, como opção, duas filas traseiras de três lugares, tornando o Defender no único SUV de grande produção a permitir o transporte a mais do que sete ocupantes na Europa. Regra geral, esta opção está apenas disponível em MPV's derivados de comerciais ou em furgões de passageiros.

As três filas da versão de oito lugares estão dispostas em forma de anfiteatro, já que as filas do meio e de trás ficam ligeiramente mais elevadas para melhorar a visibilidade para a frente.

Land Rover Defender 130 é o único SUV com oito lugares na Europa
Land Rover Defender 130 é o único SUV com oito lugares na Europa

A Land Rover sublinha que criou uma ligeira elevação na parte inferior da carroçaria e atrás das rodas traseiras para permitir uma melhor utilização daquele espaço. Como consequência, o ângulo de saída diminuiu para 28,5º em vez dos 40º do 110, mas mesmo assim continua a ser competitivo face a alguns concorrentes luxuosos do segmento 4x4.

À semelhança das versões de topo V8 do 90 e do 110, o 130 vem equipado com o maior ecrã tátil curvo do portefólio da Land Rover, com 11,4", onde corre a mais recente geração do software Pivi Pro.

O Land Rover Defender 130 será proposto com novas opções de acabamentos, incluindo molduras cromadas nas saídas da ventilação e nos botões dos bancos, frisos a imitar carvalho e bancos em pele.

Cinco níveis de equipamento

No lançamento serão disponibilizados cinco níveis de equipamento: SE, HSE, X-Dynamic, X e uma série limitada "First Edition". Esta última está articulada em em três combinações especialmente concebidas pelos engenheiros, cada uma com cor e design exclusivos: Fuji White com Extended Bright Pack e um interior integralmente Light Oyster em couro Windsor e acabamentos em Natural Light Oak; Sedona Red com bancos Ebony integralmente em couro Windsor e acabamentos em Smoked Oak; Carpathian Grey integralmente em couro Windsor Vintage Tan e acabamentos Rough-Cut Walnut.

Capacidade da bagageira pode chegar aos 2516 litros
Capacidade da bagageira pode chegar aos 2516 litros

O nível de equipamento First Edition é baseado na especificação HSE com uma gama completa de equipamentos, como os faróis LED Matrix, os bancos aquecidos na segunda e a terceira fila, o climatizador configurável de quatro zonas, o sistema de som Meridian, o Driver Assist Pack e vidros fumados.

Incorpora jantes em liga leve de 20 polegadas de série e o motor Ingenium P400 de seis cilindros a gasolina, com 400 cv e tecnologia micro-híbrida, que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,6 litros.

O Defender 130 também pode ser equipado com um motor Ingenium diesel D250 disponibiliza performance sem esforço com 250 CV e 600 Nm de binário com um motor de seis cilindros, e acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.

Tração integral inteligente

Todos os Defender 130 dispõem do sistema de tração integral inteligente (iAWD) da Land Rover e uma caixa automática ZF de oito velocidades de série. A tecnologia iAWD gere com eficiência e eficácia o motor e a distribuição de potência entre os eixos dianteiro e traseiro para otimizar a eficiência em estrada e as capacidades todo-o-terreno.

A suspensão pneumática eletrónica com Sistema Dinâmico Adaptativo também é de série, assim como o sistema avançado Terrain Response®da Land Rover para proporcionar capacidades todo-o-terreno incomparáveis e confiança ao condutor em qualquer situação. A combinação de sistemas avançados assegura uma condução confortável e simples em piso irregular com um desempenho ágil.

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O sistema de suspensão pneumática eletrónica disponibiliza uma articulação de 430 mm com uma elevação dianteira adicional de 71,5 mm (73,5 mm na traseira) na altura fora de estrada para superar todos os tipos de obstáculos e facilitar a passagem a vau. No caso do Defender 130, pode transpor cursos de água de até 900 mm. 

O desempenho todo-o-terreno do Defender é gerido utilizando o sistema Terrain Response da Land Rover, que permite ao condutor aperfeiçoar a sua experiência em qualquer ambiente a partir do ecrã Pivi Pro.

O novo Land Defender 130 já se encontra em comercialização no mercado nacional, com um preço de venda ao público a partir de 86.255 euros.