Zoox revela veículo autónomo para transporte a pedido

Adquirida pela Amazon em junho, a Zoox está a desenvolver um veículo elétrico autónomo para assegurar serviços de transporte a pedido.

Empresa adquirida pela Amazon em junho passado, a Zoox está a desenvolver um veículo elétrico autónomo para assegurar serviços de transporte a pedido, com base numa app. O veículo pode transportar quatro pessoas e tem uma autonomia até 16 horas. 

A Amazon revelou um veículo elétrico autónomo para serviço de táxi, Zoox, que se carateriza por não ter volante e por ter a capacidade de circular durante um dia e uma noite com um único carregamento elétrico.

Descrito como uma "carruagem sem condutor" ou robotáxi, o Zoox pode transportar até quatro passageiros. Com um motor elétrico em cada extremidade pode circular em ambas as direções e alcançar uma velocidade máxima de 120 km/h.

Zoox é um Robotaxi elétrico e autónomo

Os dois packs de baterias - cada um localizado por baixo de uma fila de bancos, oferece uma autonomia de até 16 anos, antes de voltar a ser carregados.   

Para comercializar esta solução de mobilidade, a Zoox tenciona lançar uma app baseada num serviço de transporte a pedido em cidades como São Francisco e Las Vegas.

Além dos Estados Unidos, a empresa também pretende lançar este serviço a pedido noutros países. O custo do serviço não foi revelado, mas a Zoox refere que será acessível e competitivo face a serviços operados pela Uber Technologies e a Lyft. A operação do Zoox não deverá arrancar em 2021.

Tecnologia substitui condutor

A Zoox foi adquirida pela Amazon no passado mês de junho pela Amazon e é uma das empresas que está a desenvolver veículos totalmente autónomos.

Apesar de ainda não estarem em fase de comercialização, a empresa já começou a fabricar algumas unidades nas suas instalações de Fremont, na Califórnia. A capacidade de produção anual da fábrica situa-se entre 10.000 a 15.000 unidades.

Os fornecedores enviam os principais componentes - cadeia cinemática, carroçaria, pack de baterias - já pré-montados, encarregando-se a Zoox da montagem final.  

O veículo possui em cada canto um "sensor pod" que engloba um sensor laser de rastreamento e outros "lidars" como câmaras para ajudar na navegação.

LEIA TAMBÉM
Lembra-se da Saab? Antiga fábrica pode produzir veículos autónomos

Um conjunto de câmaras frontais estão localizadas no topo do veículo, assim como outros sensores menos visíveis montados nas partes laterais. Cada canto possui um campo de visão de 270º, permitindo ao carro observar mais de 360º em seu redor.

O sistema de segurança inclui airbags que fazem um género de casulo em volta de cada passageiro na eventualidade de acidente, algo improvável, reivindica a empresa, atendendo à sua confiança na tecnologia. A empresa pode operar manualmente os veículos por via remota e também pode comunicar com os ocupantes em tempo real.