Apresentado como "o canto do cisne" do modelo Zonda, mas também como uma proposta hiper-exclusiva para uso apenas em pista, do Pagani Zonda R Evo foram construídos não mais que cinco exemplares. Sendo que, um deles, está agora a ser convertido para homologação como veículo de estrada, pela Lanzante Limited.
Responsável, entre outros trabalhos, pela conversão, em veículo de estrada, do McLaren P1 GTR criado para o Mundial de Resistência (LPM), a empresa britânica Lanzante Limited prepara, assim, a conclusão de novo desafio. Desta feita, tendo como base o impressionante superdesportivo Pagani Zonda Revolucion apresentado em 2013.
A notícia foi avançada na rede social Instagram, inicialmente através da conta tfjj, sem, contudo, serem revelados muitos detalhes sobre esta transformação. Até porque, diga-se, o processo não será fácil, uma vez que implicará profundas transformações. Entre as quais E por exemplo, a suspensão, que terá de ser tornada menos firme, como forma de suportar as agressões dos pisos por onde circulam, todos os dias, milhões de automóveis.
LEIA TAMBÉM
Com V12 sem turbos. Pagani celebra 10 anos do Huayra com radical versão R
Pelo contrário, por apurar, fica, no entanto, se a futura versão de estrada do Zonda Revolucion, apresentará alguma alteração naquele que é o motor do carro de pista - um V12 6.0 litros naturalmente aspirado, a debitar 812 cv de potência e 730 Nm de binário. Números que, passados oito anos, não deixam de continuar a ser impressionantes, ainda que o seu sucessor, o Huayra R, anuncie já 850 cv e 750 Nm, retirado de um novo V12 6.0 desenvolvido pela Pagani, em conjunto com a HWA.
Recorde-se, por outro lado, que, tanto o Zonda Revolucion - ou Pagani Zonda R Evo -, como o P1 GTR, não foram os primeiros carros de competição a ser homologados para a estrada; pelo contrário, existe também e entre outros, o exemplo do Aston Martin Vulcan, modificado pelo RML Group, ou ainda do Brabham BT62R, o qual, há pouco mais de um ano, passou a poder receber um kit de conversão, que o torna passível de ser utilizado no dia-a-dia.
Finalmente e no que diz respeito, em específico, ao Pagani Zonda R Evo, a transformação está ainda numa fase inicial, com a Lanzante Limited a analisar, para já, tudo aquilo que será necessário fazer, no hiperdesportivo, para que possa ser utilizado em estrada, por exemplo, num passeio de domingo...