Após estatísticas compiladas numa região do Reino Unido terem demonstrado um aumento da sinistralidade rodoviária nas áreas de velocidade reduzida, aparentemente sem que a culpa esteja do lado dos automobilistas, são avançadas explicações que indicam que as Zonas 30 podem aumentar a sinistralidade rodoviária, um efeito contrário ao pretendido. E se pelo facto dos carros circularem mais devagar os registos de acidentes com peões e ciclistas aumentassem? Essa é a realidade agora apontada por um estudo publicado em solo britânico, que indica que em sete das treze áreas com limite de velocidade de 20 mph (32km/h) na região de Bath e Northeast Summerset, mais de 50%) das que foram criadas, se verificou um aumento das estatísticas de sinistralidade rodoviária. Os investigadores referem que não é fácil definir os motivos, mas indicam que provavelmente a culpa não está do lado dos automobilistas, pois, aparentemente, estes cumprem as regras estabelecidas. Pelo contrário, parece existir um aumento de confiança dos peões e ciclistas, que e atravessarem a estrada com menor atenção e sem cumprirem as suas obrigações nesses momentos (como, por exemplo, ir às passadeiras ou olhar para verificar se estão carros a aproximar-se antes de iniciar a travessia da via). Esta região do território britânico tem vindo a implementar as Zonas 30 (uma solução que tem sido transversal à União Europeia, incluindo Portugal, para combater os atropelamentos em ambiente urbano) desde 2011, e terá já gasto aproximadamente um milhão de euros na conversão destes locais para garantir o cumprimento dos limites de velocidade mais baixos. O mais curioso é que, mesmo tendo em conta as evidências agora demonstradas, não ponderam voltar atrás e restabelecer os limites anteriores, E não é por não acreditarem nas estatísticas. A explicação apontada é que recuperar esse anterior cenário iria implicar gastar mais um milhão de euros, verbas que afirmam não dispor neste momento. Fonte: The Telegraph (A foto do artigo apresenta uma zona 20mph, uma velocidade equivalente às zonas de 30km/h criadas em Portugal)