A ZF recomenda a verificação do sistema de travagem dos veículos pesados e aconselha a utilização de produtos das marcas Wabco e TRW para garantir um desempenho mais seguro.
A ZF Aftermarket recomenda a verificação dos travões dos veículos pesados, alertando que estes sistemas necessitam de cuidados especiais.
Um dos perigos consiste na formação de humidade no circuito de ar comprimido devido à elevada humidade ou a grandes diferenças de temperatura, com consequências para o desempenho do sistema de travagem. A utilização de produtos das marcas Wabco e TRW contribui para um desempenho mais seguro.
A ZF Aftermarket refere que caso seja necessário substituir o cartucho do secador de ar comprimido, isso significa que já não aborve suficientemente a humidade no ar.
A saturação dos cartuchos do secador pode ser alcançada mais rapidamente nos veículos que têm um elevado consumo de ar, devido ao seu perfil de aplicação. Quanto mais ar o compressor bombeia através do secador de ar, mais rápido o cartucho do secador fica saturado e já não pode absorver água.
As oficinas devem comunicar este problema aos clientes e pedir-lhes que venham regularmente à oficina para uma verificação, para que possa ser testado o estado do sistema de ar, assim como a substituição das peças gastas antes de ocorrer uma falha.
A marca Wabco disponibiliza cartuchos do secador de ar com vários níveis de qualidade. Os especialistas da ZF recomendam aos operadores de frotas a utilização de cartuchos da família de produtos Air System Protector.
Este é um desenvolvimento adicional do cartucho padrão, que não só seca o ar, como também separa óleos e aerossóis. Isto assegura a melhor função possível do sistema de ar comprimido - mesmo em condições mais exigentes, como em áreas urbanas com muito "pára-arranca".
Pastilhas de travão TRW
A ZF Aftermarket recomenda às oficinas a verificação regular não só do sistema de ar comprimido, mas também as pastilhas de travão. A marca alemã explica que em estradas em más condições ou molhadas, os sistemas de controlo da dinâmica de condução, como o ESP e o ABS, são particularmente dependentes das pastilhas de travão e do facto de estas terem exatamente as mesmas características que os criadores do veículo projetaram.
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Se o ESP intervém, por exemplo, porque o veículo entra numa situação crítica de condução, então a fricção acumulada nos travões deve ocorrer o mais rapidamente possível - mas também de forma suficientemente uniforme para que o pneu não bloqueie.
As pastilhas de travão TRW asseguram que a potência total de travagem é rapidamente restaurada em condições extremas.