ZF distinguida nos prémios de inovação da Nissan

Prémios de Inovação da Nissan reconheceram a tecnologia de câmaras desenvolvida pela ZF para o mercado automóvel.

Prémios de Inovação da Nissan reconheceram a tecnologia de câmaras desenvolvida pela ZF para o mercado automóvel. A Tri-cam da ZF suporta a tecnologia ProPILOT 2.0 da marca japonesa.

A tecnologia de câmaras que apoia funções automatizadas da ZF foi distinguida pela terceira vez, desde 2014, nos prémios 'Nissan Global Supplier Innovation Award".

Desta vez, a distinção foi atribuída à primeira câmara inteligente de três lentes, denominada Tri-cam, que apoia a tecnologia de condução autónoma ProPilot 2.0 que está presente no Nissan Skyline.

A nova Tri-cam integra a família de câmaras S-Cam4 da ZF, que compreende uma lente teleobjetiva com um campo de visão de 28º para uma melhor deteção de longa distância e uma lente olho de peixe com um campo de visão de 150º para uma melhor deteção de curto alcance.

Esta cominação de lentes possibilita uma deteção de longo alcance melhorada de objetos, para além de capacidades melhoradas de deteção de curto alcance para um desempenho geral avançado em aplicações premium ADAS, designadamente em funções de condução semi-autónoma.

É o caso da assistência à condução em autoestrada e ao congestionamento de trânsito.

A Tri-cam possui um desenho mecânico compacto e flexível, tornando-a na mais pequena câmara inteligente multi-lentes que atualmente está disponível no mercado. Esta solução destaca a competência da ZF na integração mecatrónica / visão de alta precisão.

O sistema exige uma coordenação complexa das vistas das lentes das câmara, recorrendo a calibrações intrínsecas e extrínsecas para disponibilizar informações precisas do alcance e da distância.

Sistema ProPILOT 2.0

A tecnologia de condução autónoma ProPILOT 2.0 da Nissan foi concebida para utilização em autoestradas.

A Nissan foi a primeira marca japonesa a introduzir uma combinação de direção, acelerador e travagem que, em condições adequadas, pode ser operada em modo totalmente automático, aliviando a carga de trabalho do condutor no tráfego rodoviário intenso e trajetos longos e em situações de tráfego urbano.

LEIA TAMBÉM
ProPilot será incorporado no novo Nissan Leaf

A configuração de três lentes, que oferece campos de visão mais amplos e longos, permite funções mais sofisticadas e precisas.

O prémio 'Nissan Global Supplier Innovation Award" sublinha ainda o sucesso da abordagem "See, Think and Act" da tecnológica alemã para permitir uma segurança avançada e funções automatizadas.

A ZF continua a desenvolver um conjunto completos de sensores (câmara, radar e lidar), unidades de controlo eletrónico (Pro AI e Safety Domain) e sistemas mecânicos inteligentes (sistemas de direção, travagem e suspensão ativa) que podem controlar os veículos nos modos pilotado ou automatizado.