ZF Aftermarket aumenta oferta para comerciais ligeiros e pesados

A ZF Aftermarket aproveitou a Automechanika Frankfurt para reforçar a sua oferta para comerciais ligeiros e pesados. Entre as novidades...

A ZF Aftermarket aproveitou a Automechanika Frankfurt para reforçar a sua oferta para comerciais ligeiros e pesados. Entre as novidades destaque para os sensores de ABS modulares Wabco, o servo elétrico TRW ou o ZF Bus Connect.

A ZF Aftermarket tem a ambição de liderar o mercado de após-venda da próxima geração e está a implementar uma abordagem holística para reduzir a complexidade para os clientes, já que beneficiam da oferta completa disponibilizada por um único fornecedor.

A Mobilidade da Próxima Geração será agrupada em cinco tecnologias principais sob a sigla "CASES": Conectado, Autónomo, Partilhado (Shared), Elétrico e Sustentável.

"Estas tecnologias têm o poder de revolucionar toda a nossa indústria porque oferecem uma alternativa convincente ao cenário atual centrado no veículo - e ao mesmo tempo conservam recursos e reduzem as emissões", refere Phillipe Coltron, diretor da divisão do mercado do pós-venda da ZF.

Ao abrigo da abordagem holística da ZF de um fornecedor único, o negócio oferece um portefólio abrangente de produtos, que inclui peças individuais, como sensores, sistemas de assistência ao condutor e unidades elétricas, assim como serviços de software, serviços de manutenção e reparação preventivos e preditivos. 

Conjunto alargado de aplicações

Após a recente aquisição da Wabco, a ZF agora também oferece o portefólio líder de produtos e serviços para veículos comerciais para o mercado de após- venda.

A ZF Aftermarket afirma que se está a preparar para prestar serviços a um conjunto alargado de aplicações que já estão em produção ou planeadas: veículos de distribuição autónomos ou não presta apenas serviços para ATS, mas também para outras aplicações que já estão em produção em série ou planeadas: carrinhas autónomas, veículos de transporte de materiais industriais e máquinas agrícolas.

ZF Friedrichshafen

O fabricante alemão acredita que isto dará origem a um novo mercado para as oficinas parceiras da ZF no futuro. "Aplicações altamente eficientes e sem motorista baseadas em dados - como autocarros ou táxis robot - estão a estabelecer novos horizontes para a mobilidade. A ZF Aftermarket suporta a implementação contínua de veículos CASES ao expandir a infraestrutura, mas também ao oferecer serviços de manutenção para o software e hardware dessas aplicações orientadas para o futuro", explica Philippe Colpron.

A empresa também está a apostar na partilha dessa experiência com os seus parceiros de serviços, com a disponibilização de cursos de formação sobre temas como sistemas de assistência ao condutor ou unidades de alta tensão. 

Reforço da gama

A ZF Aftermarket aproveitou a Automechanika Frankfurt para reforçar a sua oferta para comerciais ligeiros e pesados. Entre as novidades destaque para os sensores de ABS modulares Wabco, desenvolvidos para oficinas independentes.

Segundo a ZF Aftermarket, este produto procura poupar recursos e custos, além de facilitar a logística. Sempre que veículo chega atualmente a uma oficina com um sensor ABS defeituoso, é necessário encomendar de uma versão específica desta peça, que pode não estar disponível no distribuidor. 

Sensor de ABS modular Wabco

O sensor de ABS modular é uma solução universal que compreende um sensor ABS curto com o conector KEA padrão que está ligado à roda, um cabo de extensão em vários comprimentos e uma gama de adaptadores que cobrem as principais unidades de controlo eletrónico (ECUs) disponíveis no mercado. 

Quando o conceito modular é instalado no veículo, só é necessário substituir o componente avariado, o que acelera significativamente o processo de reparação, reduz o tempo de inatividade e os custos.

Graças à flexibilidade especial na aplicação, as oficinas já não têm de manter um grande inventário de diferentes sensores. Dependendo de apenas três parâmetros (tipo de sensor, comprimento e conector), é possível substituir centenas de variantes com apenas alguns produtos. Uma combinação de dois sensores de ABS existentes, dez cabos de extensão e oito adaptadores pode substituir mais de 400 referências originais. 

Servofreio elétrico da TRW

Para veículos elétricos, a marca TRW vai disponibilizar um servofreio elétrico (EBB) que recorre a um sistema eletrónico especial para um melhor desempenho do acionamento do travão, graças à substituição dos servofreios do travão a vácuo e, se necessário, a bomba de vácuo com os seus cabos, sensores, interruptores e unidades de controlo associados.

LEIA TAMBÉM
ZF Aftermarket assina parceria com três estrelas do automobilismo

Com este sistema TRW, a ZF Aftermarket está a oferecer uma inovação genuína do equipamento original numa fase inicial, que não só responde aos elevados requisitos de conforto e padrões de segurança, mas também suporta a recuperação da energia de travagem e, portanto, a gama de veículos puramente elétricos.

Uma função de software também garante que o veículo seja mantido em segurança no modo de estacionamento pelo travão de estacionamento eléctrico, o que significa a dispensa de um travão de estacionamento mecânico.

ZF Bus Connect

Um terceiro produto que antecipa as necessidades do mercado de após-venda da próxima geração é o ZF Bus Connect, uma ferramenta de gestão de frotas que permite uma melhoria da eficiência das frotas de autocarros.

Segurança, eficiência e tempo de atividade são os principais parâmetros monitorizados pelo ZF Bus Connect. No primeiro caso, o sistema faz a monitorização do motorista, deteta situações potencialmente perigosas de condução, assim como a delimitação geográfica.

ZF Bus Connect

No domínio da eficiência, o sistema avalia os dados em tempo real por veículo para permitir a criação de planos de condução e rota otimizados, assim como a redução do consumo de combustível. 

Um terceiro aspeto analisado pelo ZF Bus Connect é o tempo de atividade, com a deteção preditiva de danos ou desgaste de itens consumíveis, assim como diagnóstico e reparação remota para reduzir o tempo de inatividade. 

Segundo a ZF Aftermarket, o ZF Bus Connect também está preparado para ser utilizado por autocarros híbridos e elétricos, assim como frotas mistas.

O utilizador pode consultar todos os aspectos do veículo, incluindo visualização em tempo real das localizações dos veículos, ver o consumo atual de combustível, carga da bateria ou estado de manutenção das peças dos veículos, pressão dos pneus, desgaste dos travões e outras mensagens do sistema.