A ZF Aftermarket está a expandir a sua oferta no que diz respeito a amortecedores CDC, de forma a dotar as oficinas com soluções adaptadas às suas necessidades.
O CDC (Controlo de Amortecimento Contínuo) é um dos sistemas eletrónicos de chassis mais utilizados nos automóveis de passageiros. De forma a proporcionar às oficinas o melhor suporte possível para trabalhos de manutenção em veículos com este tipo de amortecedores, a ZF Aftermarket está a expandir a sua oferta nesta área. A gama de produtos alargada inclui amortecedores CDC para automóveis de média dimensão e compactos, em conjunto com diversas novas adições para o segmento de luxo.
Os amortecedores controlados eletronicamente, tal como o sistema CDC da ZF, têm uma grande vantagem sobre os sistemas convencionais de chassis. Ao utilizarem os amortecedores CDC, os condutores podem escolher diferentes configurações de condução de forma dinâmica, de acordo com a sua preferência pessoal.
Em contraste, os sistemas de chassis convencionais ditam a configuração standard ou desportiva. Neste caso, só é possível fazer uma alteração com a instalação de peças novas. Por outro lado, o CDC da Sachs é controlado eletronicamente por válvulas que ajustam a força de amortecimento ideal em frações de segundo. Isto permite ao condutor usufruir de um conforto sem perda de estabilidade durante uma manobra evasiva ou travagem de emergência.
30 novas referências em 2020
Desde o lançamento no mercado em 1997, a ZF produziu e equipou um número substancial de veículos com cerca de 28 milhões de amortecedores CDC. Sob a sua marca Sachs, a ZF Aftermarket disponibiliza uma vasta gama de amortecedores CDC. E no decorrer deste ano, estão já previstas o lançamento de trinta novas referências.
O grande número de veículos equipados com tecnologia CDC desde o lançamento inicial, há mais de vinte anos, significa que cada vez mais veículos necessitarão de manutenção em oficinas independentes.
Os amortecedores CDC são muito duráveis graças a um sistema de controlo eletrónico que pode compensar, até certo ponto, o desgaste no desempenho de amortecimento. No entanto, é necessário substituir este componente em determinadas circunstâncias – por exemplo, após cargas particularmente pesadas, utilização permanente em condições de estrada extremamente difíceis ou devido a quilometragem elevada.
Outras fontes de falha dos amortecedores do CDC incluem o desgaste de válvulas solenoides, cabos e conectores ou danos causados por roedores ou pela corrosão.
Potencial de vendas para oficinas
Os veículos com amortecedores controlados eletronicamente também oferecem um potencial de venda atraente para as oficinas pelas seguintes razões, segundo a ZF:
- Uma avaria do sistema eletrónico do amortecedor é comunicada ao condutor por uma luz indicadora. Ao contrário dos amortecedores convencionais com a sua perda gradual de desempenho, que o condutor muitas vezes não nota, esta luz indicadora é um sinal claro para visitar a oficina. Mais importante ainda, este alarme visual aumenta a segurança rodoviária, sensibilizando os condutores para as necessárias reparações de peças críticas para segurança;
- Os amortecedores eletrónicos devem ser substituídos por peças idênticas. A reconversão para componentes hidráulicos invalidaria a homologação do veículo. A substituição dos amortecedores por peças originais preservará a segurança e o valor do veículo;
- Ao reparar um complexo sistema de suspensão eletrónica, a oficina pode provar a sua competência ao cliente e diferenciar-se dos concorrentes.
Além do mais, um amortecedor CDC é substituído da mesma forma que um hidráulico, sucede apenas que algumas versões requerem emparelhamento eletrónico adicional.