Discos de travão. ZF Aftermarket explica tudo o que precisa de saber

A ZF Aftermarket explica o que precisa de saber acerca de discos de travão, sublinhando que o diagnóstico correto é a base...

A ZF Aftermarket explica o que precisa de saber acerca de discos de travão, sublinhando que o diagnóstico correto é a base para a realização de um serviço correto no sistema de travagem.

Com mais de 12 milhões de discos de travão produzidos anualmente para os fabricantes de veículos e para o mercado independente de substituição, a ZF Aftermarket tem uma elevada experiência neste tipo de componentes.

Além de discos em ferro fundido cinzento, a ZF Aftermarket também disponibiliza discos com alto teor em carbono para um desempenho mais suave e discos de travão compostos de duas peças (em aço e ferro fundido) para aplicações BMW e Mercedes-Benz. Ambos estão disponíveis na gama da marca TRW.

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Como todos os componentes de desgaste dos automóveis, os travões de discos também necessitam de manutenção. A ZF Aftermarket sublinha que o diagnóstico correto é a base para a realização de um serviço correto no sistema de travagem, por parte da oficina. Isto requer não só conhecimento adequado, mas também ferramentas específicas.

Variação inferior a 0,015 mm

De acordo com o especialista da ZF, Micha Glazewski, "um sistema de travagem seguro é aquele que é operado e mantido corretamente". Como fabricante de sistemas de travagem, a ZF não recomenda a aplicação de massa lubrificante na superfície de contacto entre o disco e o cubo da roda.

Se ocorrer vibração durante a travagem, o mecânico deve medir a excentricidade lateral (empenamento) e a variação de espessura dos discos de travão. Para o efeito deve ser utilizado um medidor comparador montado num braço magnético e um micrómetro com uma precisão de 0,001 mm. Essa medição é feita rodando o disco de travão e registando os resultados.

Diferença entre um disco de travão gasto e um novo

Seguidamente deve ser medida a variação da espessura do disco de travão em oito pontos diferentes, recorrendo a um medido, calculando a diferença entre os valores de espessura máxima e mínima. Um valor igual ou inferior a 0,015 mm está dentro do intervalo de tolerância.

O especialista da ZF adianta que a diferença excessiva de espessura do disco é a causa mais comum de vibração durante a travagem, sendo essa uma falha típica derivada da utilização e não da produção. 

Para ajudar as oficinas na identificação das falhas nos sistemas de travões de disco, a ZF Aftermarket desenvolveu um guia de bolso onde são apresentadas as principais falhas, as suas causas e conselhos para um bom funcionamento do sistema. O guia de bolso TRW está disponível em formato PDF e pode ser descarregado na secção de e-Books no portal da ZF Aftermarket.

Discos de travão para elétricos

Para responder às crescentes necessidades do mercado da mobilidade elétrica foram desenvolvidos travões de disco adequados que agora estão disponíveis no pós-venda para permitir às oficinas efetuarem a substituição em modelos de várias marcas como a Tesla.

Disco de travão para modelos da Tesla

A TRW oferece uma solução com a sua qualidade reconhecida e que constitui uma alternativa económica em relação ao equipamento original. Entre os exemplos destaque para as referências DF6700S e DF6702S aplicam, respectivamente, no eixo dianteiro e traseiro de vários modelos Tesla, nomeadamente o Model S.