Nos designs de chassis modernos, é importante que a interação de todos os componentes relevantes funcione a 100 por cento. Para além da suspensão, pequenos elementos como as peças de borracha-metal também devem ser verificadas e substituídas regularmente. A ZF Aftermarket mostra-lhe como deve fazer!
No sistema de chassis, as peças de borracha-metal absorvem as vibrações e ruídos indesejados. Atuam como a ligação elástica entre os componentes individuais do chassis. Além disso, estas peças têm influência na criação e transmissão de ruído, comportamento da direção e estabilidade da condução.
A afinação do chassis pode ser influenciada pelo dimensionamento específico e a forma do componente de borracha-metal, que melhoram o comportamento da direção e a estabilidade da condução através de suportes da suspensão, suportes do braço de controlo, suportes da barra estabilizadora ou suportes da barra do eixo. Dependendo do fabricante e do modelo do veículo, a ZF Aftermarket explica que podem ser instalados no sistema de chassis até doze peças de borracha-metal diferentes.
Embora os componentes de borracha-metal não estejam entre as peças de desgaste clássicas, as suas tarefas complexas significam que estão sujeitos a cargas dinâmicas elevadas e a influências ambientais nocivas, tais como calor ou sujidade na estrada. Estes fatores podem levar a um desgaste considerável.
Os componentes de borracha-metal danificados no chassis não só prejudicam a segurança e o conforto, como também podem ter um impacto negativo nos componentes adjacentes. Se for detetado um defeito, as peças afetadas precisam de ser substituídas imediatamente, idealmente aos pares, para máxima segurança.
Instalação e desmontagem
A instalação e remoção de componentes de borracha-metal requer ferramentas adequadas. Antes de desmontar, é essencial prestar atenção à posição do rolamento, de forma a identificar quaisquer posições relevantes para a instalação.
Os especialistas da ZF Aftermarket recomendam que se marque previamente a posição de instalação. Em alguns casos, as marcas de posicionamento nas próprias peças e/ou no ponto de instalação permitem uma montagem precisa do novo componente. O óleo como auxiliar de montagem não deve ser utilizado nos componentes de borracha-metal, uma vez que corrói a borracha, danificando-a.
Uma solução de sabão é uma opção mais adequada neste caso. Os parafusos de fixação da guia da barra e do apoio da suspensão só devem ser apertados com o torque necessário quando o veículo estiver de novo na sua posição original. Isto evita a distorção no rolamento, que leva ao desgaste prematuro das novas peças.
Verificar foles de borracha da direção
Os mecânicos são também aconselhados a verificar se os foles de borracha nas juntas da suspensão do chassis estão gastas, danificadas ou com fugas. Se entrarem partículas de sujidade na junta, estas podem dissolver completamente o invólucro da esfera de plástico interior e danificar a esfera e o revestimento da junta.
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Isto significa que a folga da junta já não satisfaz os requisitos. Isto também acontece se a corrosão com perfuração se tornar visível nos anéis de aperto de mola do fole de borracha.
Durante a utilização da direção, a haste da barra requer uma atenção especial: para além do fole de borracha, o guarda-pó precisa de ser verificado quanto a danos. A ZF Aftermarket recomenda ferramentas de pressão para a desmontagem das juntas.
De forma a garantir aos clientes um maior conforto de condução, as oficinas devem considerar a utilização de peças de substituição com a qualidade do equipamento original.