Zenvo TSR-S tem asa traseira ativa

Um sistema patenteado, que ajuda o desportivo não apenas a cortar o vento mas igualmente a ter mais aderência em curva, é um dos destaques do Zenvo TSR-S que está no Salão de Genebra. O Salão de Genebra é o palco por excelência para quem gosta de ver superdesportivos e a 88ª edição do evento, que ontem abriu portas, não está a desiludir. A propostas entusiasmantes de marcas como a Ferrari, a Bugatti, a Mclaren, a Koenigsegg e a Rimac junta-se também mais uma estupenda criação dos dinamarqueses da Zenvo. Este ano a aposta foi para o novo desportivo TSR-S, que recorre a um extenso conjunto de soluções de aerodinâmica ativa, onde se destaca uma tecnologia patenteada para a asa traseira, que permite potenciar as suas capacidades. Esta é uma interessante solução que lhe apresentamos no parágrafo seguinte. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/Zenvo_TSR-S-Lead-Image.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/Zenvo_TSR-S-Rear-3-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/Zenvo_TSR-S-Side-View.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/Zenvo_TSR-S-Lead-Image-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/Zenvo_TSR-S-Side-View-2222.jpg]

Centrifugal Wing

O maior destaque do Zenvo TSR-S está na sua tecnologia patenteada que tem o nome de Centrifugal Wing. Esta é a designação dada à asa ativa na retaguarda que se move com base em dois eixos (vertical e horizontal). Isto significa que ela não se limita a otimizar o fluxo do ar em linha reta mas também consegue, pelo seu movimento, oferecer maior estabilidade em curva. A marca nórdica explica que nesta última situação, a asa se posiciona de forma a gerar forças que puxam o carro para o interior das curvas, o que lhe confere maior aderência ao solo e também ajuda a manter o desportivo estável na sua trajetória.   Mas esta asa representa apenas uma parte do conjunto alargado de soluções de aerodinâmica ativa deste performante automóvel. O splitter dianteiro e a entrada de ar no centro do tejadilho, que é inspirada nos LMP1, também conseguem adaptar o seu comportamento. Todos estes elementos trabalham em conjunto com o difusor na retaguarda do Zenvo TSR-1, para ajudar a puxar o carro em direção ao solo e garantir que ele corta o vento com o mínimo atrito.

Três níveis de potência

O novo bólide dinamarquês pode ser encontrado nas versões Minimum (700cv), IQ e Maximum (1177cv), que recorrem a um motor V8 5.4L equipado com dois turbos e injeção sequencial de combustível. Eles canalizam a potência através de uma caixa automática de sete velocidades com patilhas no volante, que pode ser configurada nos modos Estrada ou Pista. A marca refere que neste último caso esta é uma das transmissões mais rápidas do planeta a fazer as passagens de caixa. O resultado são acelerações até aos 100km/h em apenas 2,8 segundos, e depois de superar os 200km/h em 6,8 segundos o Zenvo TSR-S apenas atinge o seu limite quando o ponteiro da velocidade assinala os 325 km/h.   Com as capacidades do motor de 1177cv a serem potenciadas por um sistema de tração inteligente, destaque também para a suspensão que permite alterar a altura do carro ao solo entre os 95mm e os 145mm. O Zenvo TSR-S tem um monocoque em fibra de carbono e outros compósitos híbridos que ajuda a colocar o seu peso nos 1495kg, distribuídos numa relação de 44% na parte dianteira e 56% na secção traseira. Todas estas soluções ajudam, tal como a agressiva imagem, a fazer deste modelo aquilo que a marca preconiza, e que passa por garantir que o Zenvo TSR-S é um verdadeiro "carro de competição para as estradas públicas".