O terceiro modelo da Zeekr é um SUV elétrico que partilha a plataforma com o Smart #1, mas é mais comprido. As prestações anunciadas são semelhantes às do Smart #1 Brabus, com dois motores elétricos.
Detida pelos chineses da Geely, a Zeekr tem vindo a reforçar a sua oferta e acabou de revelar o seu terceiro modelo de produção, o Zeekr X. Trata-se de um crossover elétrico compacto que se vem juntar ao shooting brake 001 e ao pequeno MPV 009.
A imagem exterior, criada pelo estúdio de design da marca em Gotemburgo, consiste numa evolução da linguagem de estilo Krypton da Zeekr, que se carateriza por superfícies de modernas e detalhes de avançada tecnologia.
A secção frontal do crossover apresenta uma grelha lisa, ladeada por faróis verticais e finos, um capot curto e entradas de ar estreitas num pára-choques alto. O perfil é caraterizado pela ausência de manípulos nas portas e por uma linha diagonal que prolonga pelos vidros traseiros e os apontamentos em preto brilhante nos arcos das rodas, capas dos espelhos e tecto.
A porta da bagageira tem luzes LED separadas pelas letras iluminadas Zeekr, revestimentos em preto no pára-choques traseiro, um óculo traseiro estreito devido à secção traseira do tecto inclinada com um spoiler integrado.
Prestações semelhantes ao Smart #1 Brabus
O Zeekr tem um comprimento de 4,45 m, uma largura de 1,84 m, uma altura de 1,57 m e uma distância entre-eixos de 2,75 m. Isto significa que tem mais 18 centímetros de comprimento do que o Smart #1, que possui a mesma distância entre-eixos.
Os dois modelos partilham a plataforma modular SEA da Geely que também será usada pelo futuro Volvo EX30. Versões mais compridas da mesma arquitetura são utilizadas pelos modelos Zeekr 001 e 009.
A Zeekr não revelou especificações técnicas do seu terceiro elétrico, mas adiantou que irá ter uma aceleração dos 0 aos 100 km/h na ordem dos quatro segundos. Este valor é semelhante aos 3,9 segundos do "primo" smart #1 Brabus, que está dotado com dois motores elétricos que desenvolvem uma potência combinada de 272 cv.
O Smart #1 tem uma bateria de 66 kWh, mas não se sabe se o Zeekr irá receber uma bateria maior para disponibilizar uma maior autonomia.
LEIA TAMBÉM
Depois da Shooting Brake e Minivan. Zeekr mostra o 003 para a Europa
O Zeeker X vai ser lançado na China no segundo trimestre deste ano. Num futuro próximo também será comercializado na Europa, onde o segmentos dos SUV compactos elétricos está a registar um elevado crescimento. A ofensiva europeia começará pelos países nórdicos, designadamente pela Noruega e Suécia. A Zeekr tem o objetivo de duplicar as suas vendas este ano até às 140 mil unidades.