A Geely quer agilizar o seu negócio e maximizar a competitividade ao colocar a Lynk & Co sob o controlo da Zeekr. Esta última passa a deter uma maioria de capital de 51% para melhorar a coordenação entre as duas marcas e eliminar a sobreposição que existe atualmente entre alguns modelos. O responsável será o CEO da Zeekr, Andy An.
Com esta decisão, a Geely espera aumentar as vendas combinadas das duas marcas para mais de um milhão de unidades por ano contra as 340 mil no ano passado. Ao aumentar a eficiência operacional das duas marcas é apontado com decisivo num mercado cada vez mais competitivo.
A Geely quer posicionar a Zeekr como a líder na inovação tecnológica do grupo e irá partilhar a sua tecnologia com as 12 marcas do grupo, onde se incluem a Volvo, Polestar, Smart e Lotus.
“Se não as integrarmos vamos ter problemas como a concorrência interna…e investimentos redundantes em muitos aspetos como a Pesquisa & Desenvolvimento ou vendas, o que é estúpido”, comenta Gui Shengyue, CEO da Geely. Ao colocar as duas marcas sob a mesma direção, a Geely espera reduzir os custos de desenvolvimento em cerca de 20%.