Em altura de tensão comercial. Zeekr procura conquistar lugar ao Sol na Europa

A marca chinesa Zeekr, que tem ligações à Volvo, procura conquistar um lugar ao Sol na Europa, mas as tensões entre a União Europeia e China

A marca chinesa Zeekr, que tem ligações à Volvo, procura conquistar um lugar ao Sol na Europa, mas as tensões entre a União Europeia e China relativamente aos subsídios daquele país para veículos elétricos podem ameaçar as suas ambições. 

Marca premium de veículos elétricos da Geely, a Zeekr está a procurar beneficiar da ofensiva de outras marcas do grupo como a Volvo para entrar na Europa, num momento em que aumentam as tensões entre a China e a União Europeia, as quais ameaçam as ambições das marcas daquele país no Velho Continente.

A marca, que tem uma participação na Mercedes-Benz e mantém uma colaboração com o Renault Group, iniciou as vendas na Europa com dois modelos e pretende lançar mais sete até 2025.

Zeekr 001

Pertencer ao Zhejiang Geely Holding Group "dá-nos uma importante vantagem", afirmou o diretor para a Europa da Zeekr Spiros Fotinos, numa entrevista recente. "A Geely já se estabeleceu através da Volvo, Polestar e Lynk & CO - o que aumenta a confiança".

Fundada em 2021, a Zeekr iniciou as vendas na Europa no final de junho com uma berlina e um SUV compacto, que custam 59.490 euros e 49.990 euros, respetivamente. Estes modelos têm como concorrentes diretos o Volkswagen ID 7 e o BMW iX1, entre outros.

Equipa de design na Suécia

Para tornar mais apelativos para os consumidores europeus automóveis de um fabricante chinês desconhecido, a Zeekr conta com uma equipa de 500 designers em Gotemburgo, na Suécia. O objetivo é diferenciar a Zeekr de outras marcas chinesas como a BYD, a Nio e Great Wall, que também procuram conquistar um lugar ao Sol na Europa.

As ambições da Zeekr podem ser ameaçadas pela tensão comercial existente entre a União Europeia e a China, na sequência de uma investigação anunciada pela presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen aos apoios de Estado concedidos pelo governo chinês aos fabricantes de veículos elétricos, que segundo as autoridades de Bruxelas distorcem a concorrência. A China já reagiu, apelidando essa medida de "puro protecionismo".

LEIA TAMBÉM
Zeekr X começa a revelar os seus segredos

Os dois produtos lançados pela Zeekr na Europa - 001 e X - partilham as mesmas plataformas do Volvo EX30 e smart #1. A Zeekr pretende comercializar 140 mil veículos em 2023, não obstante a guerra de preços que se verifica na China entre as marcas de veículos elétricos. Para 2025, o objetivo é atingir 650 mil unidades.

Na Europa, as primeiras entregas começam em novembro na Suécia e nos Países Baixos. A comercialização também já arrancou este mês na Alemanha.