A Zeekr, a nova marca de carros elétricos da gigante chinesa Geely, pretende oferecer o primeiro carro com capacidades de condução autónoma de nível quatro, aos consumidores, em 2024.
De forma a chegar a este objetivo, a mais recente rival da Tesla uniu-se à Mobileye, para facultar a tecnologia semiautónoma de nível quatro aos consumidores.
Ainda sem grandes detalhes, a Zeekr afirma que o automóvel será baseado na arquitetura SEA da Geely e com um circuito integrado de seis sistemas EyeQ 5. Os quais "possibilitam uma integração das tecnologias de software da Zeekr, juntamente com a solução "True Redundancy" da Mobileye". O que significa que o automóvel terá vários sistemas de segurança sobrepostos.
O veículo disporá, ainda, da política "Responsability-Sensitive-Safety" (RSS), o que significa que possuirá uma "responsabilidade sensível de segurança", baseada em vários sensores anti-acidente. Conseguindo, igualmente, preservar a distância de segurança e contrariar situações de visibilidade limitada.
LEIA TAMBÉM
Para rivalizar com a Tesla. Geely vai lançar nova marca premium elétrica
Finalmente, contará, também, com uma nova colaboração no domínio da tecnologia de mapeamento "REM".
Chega em 2024… à China
A empresa Mobileye afirma que o novo elétrico será lançado na China em 2024 e que se espera que venha a ser o primeiro veículo disponível ao público, com a tecnologia de condução autónoma de nível quatro.
A empresa estima, também, que o novo veículo da marca Zeekr venha ser comercializado globalmente.
Este novo elétrico deverá contar com o sistema avançado de assistência ao condutor (ADAS) e, até para maximizar a segurança, terá, ainda, sistemas de travagem e de condução redundantes.
A Sociedade Internacional de Engenheiros Automóveis (SAE), entidade que assumiu a responsabilidade de definir os vários níveis de condução autónoma, garante que o sistema de condução autónoma de nível quatro apenas estará disponível sob condições limitadas e que, não estará operacional, sem que todas a condições necessárias estejam reunidas.
Ainda de acordo com a SAE, veículos com sistema de condução autónoma de nível quatro, não necessitam de volante ou pedais. Ainda assim, é provável que os encontre no novo automóvel da Zeekr visto que será semiautónomo e terá de conduzi-lo em certas áreas.