Chinesa Zeekr quer iniciar comercialização na Europa já em novembro

Apresentada como a nova marca de carros elétricos premium da chinesa Geely, a Zeekr quer iniciar comercialização na Europa, já em novembro.

Apresentada, há pouco mais de um ano, como a nova marca de automóveis 100% elétricos premium do gigante chinês Geely, a Zeekr, cujo modelo de estreia já é também conhecido, prepara-se agora para entrar na Europa. Mais concretamente, nalguns mercados seleccionados... e já no final deste mês de novembro.

Numa altura em que surgem notícias dando conta da possibilidade da Geely abrir parte da propriedade da sua nova marca de automóveis elétricos premium a outros investidores, eis que o CEO da Zeekr acaba de desvendar o próximo passo numa estratégia de globalização que, desde o início, faz parte dos propósitos do fabricante.

Falando aos jornalistas na apresentação do novo Zeekr 009 MPV, na China, An Conghui, que é também o Chairman da divisão automóvel do grupo chinês, a Geely Auto, revelou que a marca que dirige está a preparar-se para tornar oficial a intenção de arrancar com as vendas na Europa, já no final do presente mês de novembro.

O Zeekr 009 MPV, para já, destinado apenas ao mercado chinês
O Zeekr 009 MPV, para já, destinado apenas ao mercado chinês

Segundo avança a britânica Autocar, Conghui, que é também o presidente da Geely Holding, pretende aproveitar o sucesso que o fabricante está a alcançar na China, com o seu modelo de estreia, 001, o qual tem conseguido resultados recorde em termos comerciais. E que deverão permitir que, por exemplo, termine o ano de 2021 com cerca de 70.000 unidades vendidas, naquele que será mais um passo rumo ao objectivo de chegar a 2025 com vendas na ordem das 650 mil unidades por ano.

LEIA TAMBÉM
Geely lança nova marca de elétricos de aventura a começar numa pickup

O CEO da Zeekr revelou, ainda, que, ao mesmo tempo que pretende arrancar com as operações na Europa, a marca prepara-se, igualmente, para lançar, já em 2023, dois novos modelos: uma berlina de quatro portas e um SUV. Duas propostas apontadas aos mercados globais e que, segundo informações com origem na sede da Geely, em Hangzhou, na China, surgirão preparadas para corresponderem às mais recentes exigências dos mercados na Europa.

Seis é o objectivo

A seguir a estes dois novos modelos, a Zeekr tem igualmente já previsto, no seu plano de acção, lançar duas outras propostas, de posicionamento ainda não divulgado, em 2024, com as quais deverá alcançar o objectivo de oferecer uma gama de, pelo menos, seis modelos na Europa. Tornando-se, igualmente, mais atractiva para a abertura a capital externo que a Geely Holding pretende promover nesta sua nova marca de veículos elétricos premium.

O modelo de estreia da Zeekr, o 001, com o qual a marca chinesa deverá iniciar a comercialização na Europa, já em novembro
O modelo de estreia da Zeekr, o 001, com o qual a marca chinesa deverá iniciar a comercialização na Europa, já em novembro

De resto, o gigante chinês terá já apresentado uma proposta junto da Bolsa de Valores de Hong-Kong para tornar a Zeekr uma empresa independente cotada em bolsa e de capitais diversos, o que, uma vez consumado, colocará esta marca num patamar distinto das restantes marcas detidas pela Geely Holding. Como é o caso da Volvo, Lotus, Lynk&Co, Proton e Geometry, marcas detidas na totalidade pelo grupo chinês.

Além destes fabricantes, a Geely detém 50% da Smart e posições minoritárias na Aston Martin, Mercedes-Benz e outros fabricantes.