Embora ainda sem presença no mercado português, a verdade é que a chinesa Zeekr já iniciou operação em alguns países europeus, com uma oferta de dois modelos. Sendo que, a caminho estará agora uma terceira proposta, um compacto EV, que poderá receber a designação 003, e do qual já existem, inclusivamente, fotos!
Propriedade do gigante chinês Geely, que já detém marcas automóveis europeias como a Volvo, a Polestar, ou a Lotus, a Zeekr apresenta-se como uma marca de automóveis 100% elétricos premium, com ambições globais. Reafirmadas, de resto, com o início das operações, nalguns mercados do centro e norte da Europa, já durante a segunda metade de 2022.
Quanto ao arranque da atividade propriamente dito, foi feito, primeiramente, com o modelo 001, uma espécie de shooting brake exclusivamente elétrica, a prometer uma autonomia verdadeiramente avassaladora de mais de 1.000 quilómetros, mas cuja entrega das primeiras unidades só deverá ter lugar em 2023. A que se seguiu, mais recentemente, a apresentação, na China, de uma minivan de nome 009, para a qual a marca reivindica uma autonomia de mais de 800 km, e que também deverá ser comercializada no Velho Continente.
Entretanto e embora estes dois modelos só devam chegar, verdadeiramente, a solo europeu, lá mais para finais de 2023, a Zeekr acaba de anunciar, através das suas redes sociais, estar já a trabalhar numa terceira proposta elétrica, também para comercialização na Europa - um EV compacto que, embora ainda de camuflado, deverá assumir as formas de um crossover zero emissões.
LEIA TAMBÉM
Chinesa Zeekr quer iniciar comercialização na Europa já em novembro
Ostentando, na matrícula, a designação 'Zeekr 3rd', esta futura proposta da marca chinesa de veículos elétricos premium foi fotografada junto a um Audi e-tron GT, sem, no entanto, grande explicações para o facto. Embora deixando no ar a ideia de que, apesar do colorido disfarce, está já pronta para a passagem à produção.
Ainda sobre este novo modelo, tudo aponta para que recorra à mesma plataforma dos restantes irmãos, a já bem conhecida arquitectura SEA, e que já serve de base várias outras propostas, como é o caso do novo Smart #1. Sendo que e embora a marca nada avance quanto aos aspectos técnicos, seja igualmente de esperar uma generosa bateria, a servir configurações de um e dois motores elétricos.
Um rival do Mégane E-Tech Electric?
Garantido, da parte da Zeekr, apenas que o modelo "chegará em breve", com a Autocar, publicação britânica que avança a notícia, a acrescentar que este 003 deverá ser oficialmente apresentado no Salão Automóvel de Xangai de 2023, antes de ser lançado nos vários mercados globais.
Também segundo a mesma publicação, este modelo terá como rivais o Renault Megane E-Tech Electric, assim como a derivação crossover do Volkswagen ID.3 que estará a caminho.