Zagato. Centenário comemorado a dobrar com Heritage Twins V12

Para assinalar o seu centenário, o transformador italiano Zagato comemora a dobrar com dois modelos Heritage Twins V12.

Para assinalar o seu centenário, o transformador italiano Zagato comemora a dobrar com dois modelos Heritage Twins V12, baseados na carroçaria Aston Martin Vantage, que serão vendidos aos pares. Mas dos quais apenas serão produzidos 19 conjuntos!

Com base na geração anterior do Vantage V12 s, os Twins terão uma estrutura construída pelo fabricante R-Reforged, conhecido por produzir a série limitada Vanquish 25 para a nova empresa independente de consultoria do ex-designer da Aston Martin, Ian Callum.

Cada conjunto de dois carros terá um preço de 1,75 milhões de libras (cerca de 1,9 milhões de euros), estando incluídos uma versão Coupé e uma Speedster.

O Zagato Heritage Twins V12 vai ser comercializados aos pares. Cada conjunto custa cerca de 1,9 milhões de euros

Ambos os veículos possuem carroçaria em fibra de carbono e todo o design foi revisto, da frente à traseira, em relação às linhas originais da Aston Martin. O Coupé não é propriamente desconhecido, visto ter surgido pela primeira vez em 2011, mas o Speedster é uma estreia absoluta.

A funcionalidade aerodinâmica ativa é uma das novidades introduzidas pela R-Reforge neste par de modelos, ao que se juntam 500 outras alterações. Estas modificações permitem "transformar o equilíbrio do carro", com um impacto mínimo no design global.

As salientes luzes traseiras do Aston Martin Vantage mantiveram-se nesta recriação da Zagato e da R-Reforged

Entre as alterações estéticas destacam-se um splitter frontal redesenhado e um novo estilo da asa dianteira, mas foi mantido o distintivo teto do Coupé e as salientes luzes traseiras.

O Speedster, como o nome sugere, troca um teto rígido por um conceito de descapotável, obrigando ao reforço da parte traseira e um pára-brisas mais longo e esguio.

Motor com 600 cv

As alterações também foram introduzidas por baixo da carroçaria. O motor de 5,9 litros de 12 cilindros do Vantage viu a potência aumentar de 522 cv para 600 cv, graças a um conjunto de modificações que incluíram a adoção de coletores de entrada de ar em alumínio e um novo sistema de escape em titânio.

O motor V12 de 5,9 litros debita uns impressionantes 600 cv

As prestações não foram divulgadas, mas será de esperar uma melhoria graças ao aumento de potência e à diminuição do peso da carroçaria. A versão de série do Vantage faz dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos e alcança uma velocidade máxima de 330 km/h.

A altura ao solo do Twins também diminuiu 10 mm face ao Vantage, enquanto as vias foram alargadas 20 mm, enquanto as jantes forjadas de 19 polegadas montam pneus Michelin Pilot Sport 4S.

O interior premium em pele pode ser especificado à medida do cliente em termos de cores, padrões e texturas.

Cada automóvel é trabalhado por 16 funcionários da R-Reforge, demorando o processo cerca de 16 semanas. Tudo começa com o desmantelamento do veículo original, seguindo-se a substituição de todos os componentes de desgaste e a montagem da nova carroçaria. A nova pintura opcional "visual carbono" faz aumentar o tempo de produção em 400 horas.

O primeiro par de Twins destina-se à coleção privada de Andrea Zagato, o CEO da empresa de design com o mesmo nome, mas primeiro estarão em exposição no concessionário da Aston Martin de St Gallen, na Suíça. Depois serão utilizados para afinações finais da direção e suspensão no circuito de testes da IDIADA, em Espanha, no início de 2021.