Porque a ameaça das marcas chinesas não se limita aos modelos generalistas, a BYD prepara, através da sua submarca de luxo YangWang, o lançamento de um superdesportivo elétrico, o U9, que ameaça colocar em sentido muitas propostas já instaladas. Como, aliás, fica demonstrado no último vídeo, em mais uma etapa no desenvolvimento do supercarro chinês.
Divulgado pelo site Car News China, este novo vídeo do futuro YangWang U9, o qual se encontra ainda em processo de desenvolvimento, embora já com preço definido e disponível para encomenda, mostra o superdesportivo chinês a alta velocidade, numa pista de corridas, e naquela que será mais uma etapa da fase de testes, antes da entrega aos clientes.
No entanto e mais do que a velocidade que parece atingir em plena reta da meta, é a imagem flamejante que provêm dos discos de travão do U9, construídos em fibra de carbono, que nos deixam de boca aberta. Parecendo, mesmo, querer entrar em combustão, face à elevada temperatura que atingem, ao serem ativados a tais velocidades.
Vale a pena recordar que, além de exclusivamente elétrico, o U9 conta com um trem de força com um total de quatro motores (um por roda), a debitarem, em conjunto, uma potência combinada de 1.084 cv. O que, a somar a um peso total do conjunto que, certamente, ultrapassará as duas toneladas, ajuda a explicar a exigência a que é submetido o sistema de travagem; em particular, os discos da frente.
De acordo com a YangWang, o seu superdesportivo deverá ser capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em não mais que 2,0 segundos, tempo que, ainda assim, é um décimo mais lento do que o prometido pelo seu rival directo, o Hyper SSR. Este último, uma criação do fabricante também chinês GAC, que posiciona este SSR num patamar ainda mais alto, não só em termos de preço, mas também no que a prestações diz respeito.
LEIA TAMBÉM
A caminho de Portugal. BYD apresenta o impressionante U9 em Xangai
De resto e sobre preços, vale a pena dizer que o superdesportivo da BYD está já disponível para encomenda, no mercado chinês, por um preço a rondar os 130 mil euros, isto segundo a cotação atual, ao passo que, o Hyper SSR mais potente e rápido, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 1,9s, deverá custar qualquer coisa como 180 mil euros.
A terminar, recordar, igualmente, que, além de ter sido desenhado pelo alemão Wolfgang Egger, designer que passou anteriormente pela Alfa Romeo, Audi e Lamborghini, o YangWang U9 dispõe de uma bateria de 100 kWh, capaz de garantir uma autonomia a rondar os 700 km. Ainda que, na verdade, essa não seja a sua qualidade mais surpreendente, mas, sim, a capacidade de saltar (!) e até mesmo circular com apenas três rodas, um pouco à imagem do histórico Citroën DS...