Não, não é um Tesla. Afinal, há mesmo um SUV que consegue andar na água!

Depois das promessas de Elon Musk, eis que surge o primeiro SUV capaz de andar na água... e não é um Tesla; é um YangWang U8!

Depois do fundador da Tesla ter afirmado que a "sua" Cybertruck seria capaz de se deslocar na água, eis que surge o primeiro SUV com essas mesmas aptidões... e não é da Tesla! Na verdade, chama-se YangWang U8 e, além de ambicionar a um posicionamento de luxo, não só flutua, como até consegue viajar na água!

A confirmação desta "estranha" aptidão (para um automóvel, pelo menos...) surge, de resto, demonstrada através de um vídeo divulgado pela própria marca chinesa, em que o seu recém-apresentado SUV de luxo U8 enfrenta um canal de água profunda. Para, sem medo ou temor, não apenas seguir em frente, avançando sobre as águas, como também e em seguida, realizar uma eficaz manobra de regresso a terra firme!

A explicação para esta fantástica capacidade está num modo de utilização muito especial, a que o fabricante deu o nome de Yatching, ou seja, 'Iate'. E que, quando accionado - ou, então, quando o próprio carro detecta essa necessidade - eleva, de forma automática, a suspensão, desactiva o motor a combustão, altera o sistema de ar condicionado para o modo de recirculação, fecha as janelas e abre o tejadilho em vidro. Tornando-se, assim, numa eficaz embarcação, totalmente manobrável.

https://youtu.be/ssxVNTa6IGE?si=9VbnEvJo2P1uRU7b

Segundo a YangWang, o U8, que é, de base, um todo-o-terreno de propulsão elétrica com extensor de autonomia, graças à inclusão de um 2,0 litros turboalimentado que serve apenas para carregar as baterias que apoiam o sistema de propulsão elétrico, consegue deslocar-se sobre a água, durante cerca de 30 minutos, e a uma velocidade de 3 km/h.

A garantir, tanto o avançar, como a manobrabilidade, também na água, surge o sistema de tracção de quatro rodas, cada uma com o seu próprio motor elétrico acoplado, e que garante que cada uma possa girar de forma independente e no sentido pretendido em cada momento.

LEIA TAMBÉM
YangWang U8 da BYD é um TT elétrico inspirado no Defender

Além desta mais-valia, o U8 beneficia ainda de uma estanquicidade que lhe permite enfrentar profundidades entre 1 e 1,4 metros, neste caso, com as rodas assentes no chão.

Um rival directo do Mercedes Classe G?…

Apresentado como um rival directo de propostas como, por exemplo, o Mercedes-Benz Classe G, este U8 é o mais recente produto da marca chinesa YangWang. A qual é, na verdade, uma espécie de submarca, para o segmento dos veículos de luxo, do já conhecido fabricante automóvel chinês de veículos elétricos BYD.

YangWang U8
YangWang U8

Sobre o SUV propriamente dito, trata-se, como já referimos, de um verdadeiro todo-o-terreno de luxo, impulsionado por quatro motores elétricos, graças aos quais a YangWang promete não somente uma potência combinada assombrosa (1.196 cv), como também um longo alcance. Mais precisamente, cerca de 1.000 quilómetros, ainda que e neste caso, graças não apenas à energia das baterias, mas também aos 75 litros do depósito de combustível.

Resultado, igualmente, da tecnologia de tracção empregue neste U8, uma última aptidão, não menos invulgar, e que passa pela capacidade do SUV de fazer uma rotação de 360° sobre si mesmo. Algo que é mais vulgar vermos, por exemplo, nos tanques de guerra e que, certamente com algum chiar dos pneus quando no alcatrão, não deixa de ser impressionante.

https://youtu.be/dkROmU9Bxbw?si=KiSdwqmwZ0zeU2PK