Depois dos SUV G3 e P7. Xpeng abre reservas para o rival do Tesla Model 3

Depois dos SUV G3 e P7, eis que a chinesa Xpeng abre o período de reservas, na Europa, para o seu terceiro modelo, a berlina P5.

Já presente em alguns mercados europeus - mas, não em Portugal... infelizmente -, a chinesa Xpeng acaba de arrancar com o período de reservas, maioritariamente no norte da Europa, daquele que é o seu terceiro modelo 100% elétrico, o P5. Basicamente, uma berlina que o fabricante acredita poder tornar-se uma proposta de volume, graças também aos 465 km prometidos como autonomia.

Para já presente apenas nos mercado nórdicos da Dinamarca, Noruega e Suécia, além dos Países Baixos, a Xpeng junta, assim, aos SUV elétricos G3 e P7, a sua primeira berlina, P5, cujo período de reservas arranca agora. E, pelo menos para já, somente nos países atrás referidos.

Quanto ao Xpeng P5 propriamente dito, que o fabricante descreve como um rival directo de modelos como o BMW i4 ou do Tesla Model 3, apresenta-se como uma proposta particularmente aerodinâmica, baseada na mesma plataforma para veículos elétricos utilizada pelo SUV G3, e com um coeficiente de apenas 0.223Cd. Ao mesmo tempo que, no habitáculo, a promessa de uma habitabilidade capaz de albergar até cinco passageiros, além de uma capacidade de bagageira na ordem dos 510 litros.

Xpeng P5
Xpeng P5

Já no capítulo da tecnologia, a promessa de disponibilização do sistema de apoio à condução autónoma desenvolvida pela própria Xpeng, o Xpilot 2.5, o qual, embora abdicando do recurso ao mesmo sistema LIDAR utilizado pelo Xpilot 3.5 aplicado nos modelos mais categorizados do fabricante, mantém cinco unidades de radar de ondas milimétricas de alta definição, 12 sensores de ondas ultrassónicas, quatro câmaras de direcção e mais nove câmaras de elevada percepção.

LEIA TAMBÉM
Depois da Xpeng. Chinesa NIO lança ofensiva europeia a começar pela Noruega

Em termos de trem de força, o Xpeng P5 recorre a uma configuração de apenas um motor elétrico, a debitar, ainda assim, 211 cv de potência e 310 Nm de binário, e que, em conjunto com um sistema de tracção apenas dianteira, promete acelerações dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos, a par de uma velocidade máxima de 150 km/h.

Na Europa, este terceiro modelo da Xpeng é comercializado com uma bateria de iões de lítio de 66 kWh, com a qual anuncia uma autonomia 100% elétrica acima dos 465 quilómetros.

A partir de 48.000€... na Escandinávia

Nos países onde é comercializado, o Xpeng P5 apresenta-se com um preço de entrada de 48.000€.

O habitáculo do Xpeng P5 para a Europa
O habitáculo do Xpeng P5 para a Europa