Rival declarado do Cayenne. Xpeng mostra o SUV de luxo G9

A chinesa XPeng acaba de mostrar o seu novo SUV de luxo, o G9, declaradamente concebido como um rival directo do Porsche Cayenne.

Hoje em dia já com comercialização na Europa, a chinesa Xpeng desvendou aquele que, segundo o próprio fabricante, é o mais recente e directo rival do Porsche Cayenne - o XPeng G9. Basicamente, um SUV topo de gama de luxo, mas que, pelo menos para já, ainda não se sabe se chegará à Europa.

Disponível, neste momento, apenas no mercado chinês, as réplicas resultantes da apresentação do novo SUV porta-estandarte da XPeng acabaram chegando à Europa através da conta do youtuber Ethan Robertson, mais conhecido Wheelsboy. O qual foi até Guangzhou, na China, para conduzir esta nova proposta, daquela que é já uma das principais marcas chinesas de automóveis elétricas.

Sobre o modelo, que a própria Guangzhou Xiaopeng Motors Technology Co Ltd, a verdadeira denominação da marca comercial XPeng, diz ter sido desenvolvido como um rival directo e assumido do Porsche Cayenne, tem por base uma arquitectura desenvolvida pelo próprio fabricante chinês, capaz de suportar potências de carregamento rápidas de até 800V. Ou seja, exactamente a mesma potência que os elétricos da marca de Zuffenhausen.

O XPeng G9, nas suas mais variadas cores. Foto: XPeng Facebook
O XPeng G9, nas suas mais variadas cores. Foto: XPeng Facebook

De resto, a marca chinesa promete, desde já, não se limitar a lançar, apenas e só, o carro, mas também toda uma rede de super-carregadores, que serão conhecidos como X-Power. E que deverão permitir que este G9 consiga repor energia suficiente para cerca de 200 quilómetros, em apenas cinco minutos.

Neste momento, a nova proposta topo de gama da Xpeng está já disponível no mercado chinês em duas variantes: uma versão de entrada, com um só motor elétrico acoplado às rodas traseiras, capaz de oferecer 313 cv de potência, graças também ao apoio de uma bateria de 98 kWhm e uma versão de dois motores elétricos e (supostamente) tracção integral, a debitar 550 cv, com a ajuda da mesma bateria.

LEIA TAMBÉM
Atenção, Europa. Chinesa Xpeng duplicou em 8 meses número de EV entregues

Segundo o protocolo CLTC em vigor na China, o XPeng G9 consegue cumprir até 650 quilómetros com uma só carga, sendo que os preços começam perto dos 59.500 euros, à cotação atual.

Entretanto e sem qualquer confirmação - pelo menos, para já... - de que possa vir a desafiar o por enquanto apenas híbrido Cayenne, no seu próprio território natal, resta o vídeo feito pelo youtuber Wheelsboy, que respeitosamente aqui reproduzimos, para conhecer o "Cayenne chinês"...

https://youtu.be/v8vRHlcqmuQ