O novo SUV da chinesa XPeng, o G9, acaba de tornar-se no primeiro modelo automóvel de produção em massa a obter permissão para a realização de testes de condução autónoma, nas estrada públicas da China. Neste caso, para utilização como robotáxi... e sem qualquer alteração face à versão standard.
A notícia é avançada pelo fabricante chinês de automóveis elétricos, acrescentando que o modelo não necessitou, sequer, de qualquer hardware específico, para poder ser utilizado enquanto tal, mas tão só upgrade de software, realizado via OTA, ou "Over-The-Air".
Quanto à autorização, foi passada pelas autoridades de Guangzhou, no passado dia 31 de outubro, sendo que também nessa cidade chinesa que o XPeng G9 passará a operar como táxi autónomo.
Segundo afirma, em comunicado, o fabricante automóvel, esta autorização constitui um momento de viragem na intenção da companhia de vir a produzir, em massa, veículos autónomos para serviço de transporte de passageiros, assim como para a comercialização do próprio serviço.
Quanto aos automóveis que irão proporcionar este serviço, a XPeng garante que possuem o mesmo pacote de hardware das versões já em comercialização, nomeadamente, um total de 31 sensores, câmara frontal e dois sensores LiDAR. Tecnologia que, de resto, faz parte do pacote ADAS, a que o fabricante dá o nome de XNPG - Navigational Guided Pilot.
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Ainda de acordo com o fabricante, este pacote de tecnologia XNPG deverá estar disponível na maior parte das cidade chinesas até 2023, com a promessa de que os veículos equipados com esta solução serão capazes de enfrentar vários cenários, dependendo, apenas e só, de mapas de alta precisão.
De resto e a justificar esta confiança, a XPeng divulgou um vídeo no qual mostra todas as capacidades do seu sistema de condução autónoma. Veja e comprove!