Numa altura em que são já várias as marcas automóveis chinesas à procura da implementação na Europa, a start-up de automóveis elétricos Xpeng dá novo passo nesta estratégia de expansão europeia, com a entrada nos mercados dos Países Baixos e Suécia. Resta, agora, aguardar, para saber em que data ser dará a entrada no mercado português...
Jovem fabricante automóvel chinês de carros elétricos, a Xpeng reforça as suas ambições europeias, com a celebração de acordos de comercialização para os Países Baixos e Suécia.
No primeiro caso, trata-se de um acordo estratégico de colaboração com a Emil Frey Nederland, empresa que fica, assim, responsável pelo desenvolvimento das vendas e pela rede de assistência dos eléctricos chineses, nos Países Baixos.
A Emil Frey é um dos maiores concessionários automóveis na Europa, o que, à partida, poderá facilitar a estratégia da marca chinesa e o acesso à rede pós-venda. Sendo que e de forma a complementar esta presença, a XPeng irá, inclusivamente, abrir, uma Experience Store, em Haia, já no próximo mês.
LEIA TAMBÉM
Com 400 km de autonomia. Primeiro elétrico chinês chega a Portugal em março
De acordo com a Carscoops, foi também criada uma parceria com a Bilia, maior concessionário e distribuidor automóvel da Suécia, com um total de 58 concessionários e 66 centros de serviço naquele país.
A presença da Xpeng em Estocolmo, Gotemburgo e Malmo, através deste concessionário, será complementada pela abertura de uma Experience Store sueca, já esta semana.
"A nossa aventura global começa na Europa, alimentada pela nossa vontade de aumentar a quota [de mercado] dos eléctricos inteligentes", explica o presidente executivo da Xpeng, He Xiaopeng. Acrescentando que, "estamos a colaborar com os maiores players locais para acelerar a redução de emissões e electrificação na Europa".
Expansão europeia em marcha
Os planos da Xpeng para a Europa não ficam, no entanto, por aqui. A marca pretende continuar este trabalho de expansão através de uma combinação de lojas próprias de retalho, com redes de comercialização e de pós-venda, garantidas por parceiros, como acontece na Suécia e Países Baixos.
Recordar que a start-up chinesa começou a sua aventura europeia instalando-se na Noruega, país pioneiro na disseminação dos carros eléctricos.
Para além do desenvolvimento da estratégia de expansão, através dos dois últimos mercados, a Xpeng está a trabalhar, igualmente, nas áreas do marketing, vendas, entregas e pós-venda, na Dinamarca.
No entanto e uma outra questão que também importa, é: para quando Portugal?...