Numa altura em que são vários os fabricantes europeus a prometerem, para um futuro próximo, um veículo elétrico no patamar dos 25 mil euros, a chinesa Xpeng decidiu entrar na guerra, colocando a fasquia ainda mais baixa: 20 mil euros. E já para 2024!
O objectivo de vir a lançar um automóvel elétrico com um preço no patamar dos 20 mil euros baseia-se numa parceria estratégica, agora divulgada, entre a Xpeng e a DiDi Global, e que visa o lançamento de, não um, mas uma família completa de veículos elétricos (EV), com preços na ordem dos 150.000 yuans. Ou seja, cerca de 19 mil euros.
Embora, para já, sem muitos detalhes conhecidos, a Xpeng não deixa de avançar que, esta nova família de elétricos, cuja comercialização será feita sob uma nova marca, "está já em desenvolvimento, inserida num projecto a que foi dado o nome de 'Mona'".
Ainda de acordo com o fabricante chinês, esta nova gama destinar-se-á aos segmentos mais generalistas e abrangentes do mercado, os quais apresentam "um potencial enorme" para, não só fazer crescer as vendas, como também conseguir maiores economias de escala.
Quanto a prazos, os objectivos passam por lançar o primeiro modelo em 2024, na forma de "um EV inteligente para o segmento A". Com a certeza de que, tanto este, como os seguintes, serão "modelos diferentes daquilo que são os produtos Xpeng" e beneficiarão do ecossistema de mobilidade da DiDi.
Sobre a DiDi, vale a pena recordar que se trata de uma empresa gestora de uma plataforma de mobilidade para transporte de pessoas e bens, com atividade já estabelecida em países como a Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Egipto, Japão, México, Nova Zelândia, Panamá, Perú e Rússia.
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Entretanto e como parte desta parceria estratégia, a Xpeng adquirirá os ativos da DiDi Global relacionados com o projecto Smart EV que esta última vinha a desenvolver, enquanto a Didi tornar-se-á um accionista estratégico da Xpeng.
A partir daqui, as duas empresas explorarão, ainda, "a cooperação estratégica em diversas áreas, incluindo marketing, serviços financeiros e de seguros, cobranças, robotáxis e expansão no mercado internacional", refere o comunicado.