A start-up chinesa Xpeng começa a sua operação europeia com o lançamento do crossover elétrico G3. O primeiro país a receber este veículo elétrico é a Noruega, mas a marca tem o objetivo de alargar a sua presença a outros mercados do Velho Continente.
As primeiras cem unidades do crossover elétrico G3 chegam este mês à Noruega, antes da Xpeng introduzir este modelo noutros mercados da Europa Ocidente durante o ano de 2021.
Equipado com uma bateria com uma capacidade de 66 kWh, o Xpeng G3 foi homologado com uma autonomia de 450 quilómetros em ciclo WLTP. Este modelo, que pode recuperar entre 30% a 80% da capacidade da bateria em 30 minutos, recebeu cinco estrelas nos testes de colisão C-NCAP da China. Além disso, o preço anunciado de 33.200 euros é sinónimo de uma elevada competitividade.
A Xpeng, que vendeu o seu primeiro automóvel em 2018 e agora está cotada na Bolsa de Nova Iorque, produz atualmente dois modelos com base na sua própria plataforma para veículos elétricos. A oferta do crossover G3 e da berlina desportiva P7 será reforçada com dois novos modelos em 2021 e 2022.
LEIA TAMBÉM
Tesla pede ajuda à Apple contra "espiões"
A empresa desenvolveu a sua própria arquitetura em forma de skate, denominada SEPA, que confia em sensores externos. São utilizados 12 sensores de radar ultrassónicos, oito câmaras de alta definição e três sensores de radar com ondas milimétricas.
A Xpeng reivindica que este veículo possui um "nível 2.5" de condução autónoma e capacidades de estacionamento autónomo.
O sistema operativo do veículo desenvolvido pela empresa pode ser atualizado remotamente (over-the-air).