Pelo sim, pelo não. Chinesa Xpeng equipa carros voadores com páraquedas

A chinesa Xpeng decidiu reforçar a segurança a bordo dos revolucionários carros voadores, com uma solução... velhinha: pára-quedas.

Atualmente um dos fabricantes líderes no desenvolvimento do carro voador do futuro, a chinesa Xpeng continua focada no objectivo de povoar os céus com veículos do género, embora sem nunca descurar a segurança. A comprová-lo, a mais recente e revolucionária solução de emergência integrada nestes veículos: pára-quedas.

O vídeo, divulgado pelos nossos colegas da Carscoop, vem demonstrar que, embora confiante na tecnologia criada, assim como na segurança que as suas propostas encerram, a Xpeng AEROHT, divisão de carros voadores de propulsão elétrica (eVTOL), pertencente ao conhecido fabricante de automóveis elétricos Xpeng, prefere prevenir, a remediar!

A Xpeng já faz voar os seus eVTOL nalguns pontos do globo. Como, por exemplo, no Dubai
A Xpeng já faz voar os seus eVTOL nalguns pontos do globo. Como, por exemplo, no Dubai

Assim e numa altura em que o fenómeno dos carros voadores ainda está numa fase muito embrionária, o fabricante chinês decidiu desenvolver mais um sistema de segurança para integrar nos seus modelos. Mais concretamente, uma salvaguarda para quando o veículo se encontra a voar e, por motivos diversos, deixa de conseguir manter-se no ar.

A solução encontrada para um meio de transporte que se anuncia para o futuro, baseia-se, no entanto, numa "tecnologia" já bem velhinha e que são os pára-quedas; mais concretamente, um sistema de multipára-quedas que, a partir do momento em que o veículo entra em queda livre, é projectado para fora, a partir de um compartimento próprio.

LEIA TAMBÉM
Segue-se a estrada. Xpeng X2 VTOL faz primeiro voo público nos céus do Dubai

Ligado ao automóvel através de cabos, que por sua vez ligam aos quatro cantos do eVTOL, o sistema garante, assim, mas não sem antes provocar um forte esticão em virtude da interrupção da queda, uma descida suave, que a Xpeng diz ser a uma velocidade de 5,2 metros por segundo, até ao solo. O que, diga-se, não sendo propriamente um poisar tipo pluma, é suficiente para garantir que os ocupantes abandonam o aparelho incólumes e sem mazelas.

De resto e a comprovar a eficácia deste novo sistema de segurança, o vídeo feito pelo próprio fabricante e divulgado pela Carscoops, que nós aqui também reproduzimos. Mas que, mesmo com a garantia de um final feliz, não belisca em nós a vontade de continuar de rodas bem assentes no alcatrão...

https://youtu.be/8KG8aqZoJI4?si=PTg4rIzdBjBUMTma