A berlina elétrica mais rápida no Nürburgring é da Xiaomi

Anunciado o objetivo de conquistar o recorde do circuito de Nüburgring para berlinas elétricas, a Xiaomi levou o seu SU7 Ultra Prototype ao exigente traçado alemão e estabeleceu o tempo mais rápido registado por uma berlina do género. Infelizmente para a empresa chinesa, o recorde só não vai poder ser homologado.

Em julho, a Xiaomi revelou o protótipo SU7 Ultra, assim como o objetivo de bater o Porsche Taycan Turbo GT no circuito alemão de Nürburgring, arrebatando ao desportivo de Zuffenhausen o título de berlina elétrica mais rápido na emblemática pista.

Apesar de já ter apresentado a versão de produção do SU7 Ultra, com produção prevista para 2025, só recentemente é que a também fabricante de telemóveis deu o primeiro passo para atingir o segundo objetivo.

Entretanto, a tecnológica marca chinesa divulgou o vídeo em que é possível testemunhar a volta mais rápida feita pelo seu protótipo SU7 Ultra no traçado alemão e em que obteve o tempo de 6 minutos e 46,874 segundos.

Tempo avassalador… só não é recorde!

Devido ao facto do tempo registado ter sido alcançado por um protótipo - e não uma versão de produção do SU7 Ultra -, o feito conseguido pela marca de automóveis chinesa não poderá ser reconhecido como recorde para a volta mais rápida feita por automóvel elétrico de produção ao circuito alemão.

Ainda assim, a verdade é que o tempo alcançado por este protótipo chinês obliterou, literalmente, o tempo do seu rival direto, o Porsche Taycan Turbo GT, que registou como melhor tempo 7 minutos e 7,55 segundos. Marca que permanecerá, assim, como recorde da volta mais rápida, para berlinas elétricas de produção, ao circuito de Nürburgring. 

Guerra ainda não acabou

Apesar deste desaire, é, desde já, expectável que o SU7 Ultra de produção, com os seus três motores elétricos, capazes de produzir 1548 cv de potência e 349,23 km/h de velocidade máxima, venha a seguir as pisadas do protótipo e derrotar, de forma oficial, o rival alemão.

Resta, por isso, esperar pelo momento em que o SU7 Ultra de produção se “atire” ao “Inferno Verde” - algo que, aliás, está previsto acontecer já em 2025 - e confirmar aquelas que são as expectativas…