Xiaomi produz um SU7 a cada 76 segundos!

Tecnológica mais conhecida pelos seus smartphones e gadgets, a chinesa Xiaomi garante conseguir produzir um SU7 a cada 76 segundos!

Tecnológica mais conhecida pelos seus smartphones e gadgets, a chinesa Xiaomi inaugurou uma nova fábrica, nos arredores de Pequim, onde já produz o seu primeiro automóvel elétrico, o SU7. E com uma cadência verdadeiramente impressionante - um carro a cada 76 segundos! Um vídeo agora divulgado mostra como se faz…

A estrear-se na produção automóvel com a berlina elétrica SU7, a tecnológica chinesa Xiaomi não deixou de, ainda assim e também neste domínio, levar a cabo a concretização do desafio, de uma forma muito própria… e tecnológica. Ou não se tratasse, ela própria, de um líderes mundiais em termos inovação… e robotização.

Ultrapassadas que foram etapas como a concepção e desenvolvimento daquele que será o seu primeiro automóvel, a Xiaomi decidiu, então, avançar para a construção, em Yizhuang, nos arredores de Pequim, China, de uma fábrica própria e específica, para aí montar a sua berlina elétrica. Instalação que, à imagem da própria companhia, prima por uma abordagem revolucionária, com uma linha de montagem que parece ser totalmente constituída por robôs!

Xiaomi SU7
Xiaomi SU7

Segundo revela a própria tecnológica, num vídeo entretanto divulgado e que nós aqui reproduzimos, esta opção garante níveis de eficácia verdadeiramente avassaladores, com a Xiaomi a afirmar que, mercê desta opção, a fábrica consegue montar uma unidade da berlina elétrica SU7, a cada 76 segundos!

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Contudo e mesmo mostrando como os robôs conseguem ser eficientes e rápidos na concretização de tarefas especialmente difíceis ou exigentes, como a hiperfundição, a estampagem, a soldagem, a pintura, e até a verificação de cada peça, não é menos verdade que, no vídeo, não são mostradas todas as etapas do processo de fabricação, como, por exemplo, a montagem do interior do veículo. Tarefa que a história demonstra serem os humanos aqueles que melhor conseguem levar a cabo tal desafio, ainda que, reconheça-se, a Xiaomi possa ser considerada tudo, menos uma empresa de abordagens tradicionalistas…

Por outro lado, a procurar justificar, igualmente, esta abordagem, surge o sucesso que o SU7 tem conhecido na China, desde que foi lançado no mercado. Neste caso, resultado, também, de um preço a rondar os 27 mil euros, ou seja, consideravelmente mais baixo que o do Tesla Model 3 fabricado localmente, ainda que, com um equipamento, desempenho e luxo capazes de o fazer rivalizar com o Porsche Taycan.

https://youtu.be/yezR-mH12xs?si=fS_Jxi7cRNCvn_RM

Contudo e mesmo com a elevada procurado, analistas conhecedores do mercado automóvel não deixam de salientar o facto da Xiaomi continuar a perder dinheiro com o seu automóvel de estreia, mais concretamente, perto de 9000€ em cada unidade do SU7 que vende. Algo que, nem mesmo com a robustez financeira da tecnológica, ou até o apoio dado pelo estado chinês à companhia, não deverá ser possível de suportar, durante muito tempo…