Os chineses da Xiaomi estarão a trabalhar no desenvolvimento de um motor V8 elétrico, depois de terem introduzido uma motorização V6 elétrica na sua primeira berlina SU7.
Após o lançamento do seu primeiro automóvel elétrico, a berlina SU7, em que "só" perde quase dez mil euros em cada unidade vendida, ao que se junta uma derrapagem significativa nos prazos de entrega, a Xiaomi estará a desenvolver um motor elétrico V8 que atinge uma potência de 578 cv às 27 200 rpm.
Este motor elétrico V8 virá juntar-se aos propulsores V6 e V6s da família HyperEngine, estreados no SU7, que procuram fazer a evocação dos motores de combustão a gasolina nesta nova era de modernos veículos elétricos.
A referência a motores de seis e oito cilindros em V, que transmitem para o universo de automóveis, apesar de serem cada menos populares, até poderá fazer sentido.
Os motores utilizados no Xiaomi, disponíveis nas configurações de tração traseira e integral, têm uma potência de 230 kW (299 cv) e 275 kW (374 cv), respetivamente. O V6 disponibiliza um binário de 400 Nm e utiliza uma arquitetura de 400V. O V6s, por sua vez, vem o binário aumentar para 500 Nm, mas já recorre a uma arquitetura de 800 V. Em ambos os casos, o regime máximo é alcançado às 21 000 rpm.
A berlina SU7 promete uma velocidade máxima de 265 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,78 segundos.
Lançamento em 2025
Voltando ao V8 elétrico, os espanhóis do site espanhol "DiarioMotor" asseguram que a Xiaomi pretende iniciar a produção daquele motor em 2025, o qual será introduzido nos seus novos modelos.
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A Xiaomi deverá lançar um motor ainda mais avançado, seguindo o exemplo da Tesla com os seus rotores com motores de carbono.
O fabricante norte-americano desenvolveu uma técnica para aplicar um revestimento de carbono no motor através de uma malha, o que permitirá criar rotores de elevada resistência, capazes de alcançarem maiores velocidades de rotação e mais potência. A Xiaomi espera que o seu motor atinja as 35 000 rpm.