Com peso inferior a uma tonelada e motor V8 de 350 cv, o MX Speedster promete elevadas prestações e a Xenex anunciou que o vai produzir, estando prevista a primeira unidade para março de 2023.
Em abril de 2020 a Xenex revelou uma versão speedster da primeira geração do Mazda MX-5 que não altura não passava de um exercício de design. Contudo, uma empresa de tuning decidiu transformar o projeto em realidade.
O modelo será proposto em três níveis de equipamento, mas todos terão um design minimalista. A Xenex entrou em contacto com o autor do projeto Kasim Tibelkov para licenciar o design e desenvolver uma versão real.
Após um ano de trabalho, a Xenex afirma que completou os moldes para o kit da carroçaria e os primeiros quatro veículos já estão em produção. A empresa reivindica que está de fazer um kit de carroçaria "com estrutura de alta qualidade, preparado para ser pintado", tendo-lhe atribuído a designação de "MX Speedster".
Peso de apenas 907 kg
Disponível em três níveis de equipamento, o MX Speedster mantém a cadeia cinemática da primeira geração do Mazda MX-5, mas diminui o seu peso em 113 quilos, antes de montar o kit de carroçaria speedster, o kit opcional de suspensão preparada para pista, travões de competição Wilwood e jantes de 17".
A linha motriz recebe um sistema forçado de indução Fastforward Superchargers que aumenta a potência para 203 cv. Como o carro pesa em vazio 907 quilos, a relação peso-potência promete prestações bastante interessantes e a Xenex não hesita em chamar-lhe um "verdadeiro Cobra para a pista".
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Quem considerar que aquelas prestações ainda são insuficientes, a Xenex também tem uma outra versão denominada MX Speedster RS em que utiliza um bloco V8 LS que debita 355 cv às 6800 rpm. A Xenex apelida esta versão como uma "séria arma de pista".
Os preços desta transformação ainda não foram revelados e a primeira unidade deverá estar concluída a 1 de março de 2023.