Xavier Peugeot. Ambição da Stellantis Pro One é a liderança

A Stellantis Pro One está preparada para os desafios da eletrificação e o Centro de Produção de Mangualde é uma das peças-chave na estratégia do grupo, segundo afirma Xavier Peugeot, um dos responsáveis por esta área de negócio, em entrevista exclusiva.

A apresentação aos jurados do IVOTY - International Van of The Year da oferta de comerciais de grandes dimensões a pilha de combustível (FCEV) foi uma excelente oportunidade para uma conversa com o Vice President Senior da Stellantis Pro, Xavier Peugeot. O primeiro tema desta entrevista exclusiva à Turbo Frotas & Comerciais foi o arranque da produção dos furgões elétricos a bateria da família K9: Citroën ë-Berlingo, Fiat Professional e-Dobló, Opel Combo Electric e Peugeot E-Partner.

“O Centro de Produção de Mangualde é muito importante para a Stellantis Pro One já que da sua linha de montagem saem modelos que são líderes no seu segmento, com uma uma taxa de penetração de 40% no mercado europeu”, afirma Xavier Peugeot.

“Por esse motivo é um produto crucial para os nossos resultados de vendas. Penso que, com a visita recente do CEO da Stellantis, Carlos Tavares, e do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, demonstrámos a importância daquela unidade na estratégia da nossa organização. Continuamos a investir no Centro de Produção de Mangualde porque acreditamos que é uma unidade competitiva e também porque oferece ligações fáceis com diversos mercados onde temos de entregar o K9 (furgões compactos). Por isso é uma peça-chave para a nossa organização”.

O investimento efetuado em Mangualde está diretamente ligado com a ambição da Stellantis Pro One de ser líder mundial no segmento dos veículos comerciais, segundo confirmou Xavier Peugeot.

“Em outubro do ano passado, na nossa apresentação da renovada gama em Balocco, afirmamos que a Stellantis Pro One era líder de mercado de veículos comerciais na Europa e na América do Sul. Desde então também conseguimos chegar ao primeiro lugar nas regiões do Médio Oriente e África. Nos Estados Unidos estamos na terceira posição. Isso demonstra como a nossa estratégia tem vindo a ser implementada com sucesso".

"Mangualde também desempenha um papel principal porque está diretamente ligada ao sucesso dos nossos comerciais compactos, que são fundamentais no nosso negócio, quer no Norte de África, quer em vários países europeus”.

Reforçar a liderança

Relativamente à eletrificação dos veículos comerciais, a Stellantis Pro One tem grandes ambições neste segmento. Atualmente toda a gama já conta com este tipo de solução e a reação do mercado tem sido favorável.

“Assistimos a uma evolução consistente nas vendas. Os comerciais elétricos ainda só representam cerca de dez por cento das nossas vendas. O seu crescimento também está dependente da maturidade dos mercados," esclarece Xavier Peugeot.

"Continuamos a acreditar que há margem para melhorar as vendas de veículos elétricos. De qualquer maneira neste segmento dos comerciais elétricos somos líderes absolutos na Europa, com uma taxa de penetração de 40% nos furgões compactos, um pouco menos nos de dimensões médias. Agora acabámos de lançar a nossa oferta de furgões elétricos de grandes dimensões, que representam mais de um terço do mercado. Com este lançamento esperamos reforçar a nossa posição nas vendas de veículos comerciais elétricos a bateria”.

O Vice Presidente Senior da Stellantis Pro One sublinha que ainda “existem outras questões relativas à capacidade do mercado para ir mais além”, adiantado que a oferta parece estar aumentar e estão a surgir outras alternativas como o hidrogénio. O responsável refere que estão ainda a ser consideradas soluções de “retrofit”, permitindo a disponibilização de uma oferta alargada de veículos comerciais com emissões zero para responder às necessidades dos clientes”.

Todos têm de fazer o seu papel

Para acelerar a introdução de veículos elétricos no mercado, Xavier Peugeot considera que será necessário manter a “capacidade de produção comerciais elétricos a preços competitivos” e “assegurar ao cliente a capilaridade da rede de estações de carregamento”.

O responsável entende que quanto “mais fácil for a experiência de condução para o cliente, mais rapidamente mudará para uma viatura elétrica”. O Vice Presidente Senior da Stellantis Pro One acrescenta que os preços dos veículos elétricos a bateria e a hidrogénio estão a “diminuir pelo que necessitamos de mais tempo para ver a continuação desta evolução”.

Relativamente à necessidade de mais incentivos governamentais para as pequenas e médias empresas acelerarem a adoção de comerciais elétricos, Xavier Peugeot afirma que se trata de um “ecossistema em que todos os intervenientes têm de fazer o seu papel”, adiantando que a responsabilidade da Stellantis Pro One é ter a “tecnologia pronta”, assim como os veículos.

“Esperamos que as estações de carregamento estejam em todo o lado. Quando uma tecnologia é nova será sempre melhor se a apoiarmos a sua adoção com alguns incentivos. Temos de implementar este ecossistema para continuar a estimular o crescimento desta tecnologia”.

Hidrogénio complementar

No âmbito da sua estratégia multienergias, a Stellantis Pro One deu a conhecer a sua oferta de furgões de grandes dimensões com tecnologia fuel-cell. A este propósito, Xavier Peugeot afirma que a “leitura errada seria BEV (veículo elétrico a bateria) ou hidrogénio, mas não é esse o caso porque as duas tecnologias são complementares”.

Ambas têm emissões zero e não comprometem a capacidade de carga dos furgões, mas a opção fuel-cell permite oferecer uma maior autonomia e um tempo de abastecimento muito curto. “Trata-se de uma solução complementar para os clientes com utilizações intensivas. As primeiras encomendas que recebemos de comerciais de dimensões médias a hidrogénio foram de clientes com utilizações muito intensivas como operadores de táxis”.

Não obstante e apesar do rumo para a eletrificação, há quem defenda que a tecnologia diesel vai continuar a dominar o mercado dos comerciais nos próximos anos. Xavier Peugeot não concorda totalmente com esta tese, afirmando que os governos europeus vão-se manter fiéis aos objetivos de emissões zero.

“Nós também fizemos o nosso compromisso relativamente aos motores térmicos pelo que esta evolução tem de acelerar. Estamos preparados. Mas existem mercados onde não existe a oferta de comerciais elétricos. Para essas situações temos de ser capazes de disponibilizar as melhores propostas e ver como evolui o mercado”.

Stellantis Pro One preparada para 2035

Recentemente, recém-eleita presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reiterou que os objetivos da União Europeia para 2035 não sofreram alterações, contrariando rumores que corriam que davam como certa uma reavaliação dos mesmos.

Convidado a dar a sua opinião acerca desta declaração da responsável da Comissão Europeia, Xavier Peugeot afirmou que não fazia “comentários a comentários de políticos”, sublinhando que “conhecemos os objetivos e estamos a fazer uma grande esforço para estarmos prontos antes dessa data”, acrescentando que foi por esse motivo que a Stellantis Pro One foi a primeira a ter uma oferta completa de veículos elétricos a bateria  antes do prazo estipulado.

“Com uma oferta alargada de veículos com emissões zero - elétricos a bateria e hidrogénio - vamos conseguir cumprir os objetivos. Vamos ver se existem alterações nos objetivos - avanços ou recuos - mas queremos estar prontos porque é essa a nossa estratégia”.