O volume de ofertas na bolsa de cargas da Wtransnet registou um aumento de nove por cento no primeiro trimestre de 2021, confirmando a tendência de recuperação iniciada do transporte internacional de mercadorias no final do final do verão de 2020.
As ofertas de carga na bolsa da Wtransnet aumentaram no primeiro trimestre de 2021, confirmando a tendência de recuperação do transporte ibérico, que se verifica desde o final do verão passado.
No primeiro trimestre de 2021, a bolsa de cargas da Wtransnet registou 1,3 milhões de cargas disponibilizadas com origem e/ou destino na Península Ibérica, um aumento de nove por cento face a período homólogo do ano anterior.
O crescimento das ofertas de carga para exportação, com origem em Espanha e Portugal e destino ao resto da Europa foi responsável pela recuperação da atividade da Wtransnet, registando-se um aumento de 11% relativamente ao primeiro trimestre do ano passado.
A recuperação do tráfego para França contribuiu decisivamente para o aumento de 27% do volume registado no transporte internacional da bolsa de cargas.
Ofertas de importação
Por outro lado, as ofertas para importação também registaram um crescimento de cinco por cento no primeiro trimestre de 2020. As ofertas de cargas com origem em França, Itália, Alemanha e Países Baixos já se encontram dentro dos valores habituais. A Wtransnet sublinha o forte incremento das ofertas de carga com origem na Alemanha, com um crescimento de 26%.
A nível doméstico, a Wtransnet assinalou um crescimento de 11% nas ofertas de cargas com origem e/ou destino na Península Ibérica, testemunhando a completa recuperação do setor.
A Wtransnet refere que a recuperação da atividade na bolsa de cargas se iniciou no final do ano passado, contribuindo para o crescimento de 15% em 2020 face ao ano anterior.
LEIA TAMBÉM
Wtransnet assinala recuperação nas ofertas de carga
No primeiro trimestre de 2021, a Wtransnet confirma que se mantém a consolidação da tendência de variação positiva e que, perante as perspetivas de novas aberturas e o levantamento das restrições com o avanço do programa de vacinação, poderá inclusivamente traçar um panorama de crescimento muito superior ao esperado.