As ofertas de carga atingiram um valor recorde em 2021 e superaram os níveis anteriores à pandemia do coronavírus, segundo revela o relatório da Wtransnet. O mercado ibérico continua o mais importante para este operador de bolsa de cargas.
O volume de ofertas de cargas em 2021 excedeu todas as previsões em 2021 e superou mesmo os níveis anteriores à pandemia, segundo revela um relatório da Wtransnet, a principal bolsa de cargas da Península Ibérica.
De acordo com aquele documento, a Wtransnet registou mais de 6,5 milhões de ofertas de carga em 2021, isto é, mais dois milhões do que no ano anterior e mais um milhão do que em 2019.
Estes números apontam para uma média diária de quase 18 mil ofertas e alguns marcos podem ser considerados como históricos, como as mais de 720 mil ofertas de cargas registadas no mês de novembro.
A Wtransnet sublinha que as exportações contribuíram decisivamente para os resultados alcançados em 2021, com um crescimento de 40% face ao ano anterior, para 1,4 milhões. O principal mercado de exportação das ofertas de carga da Wtransnet, com 63% do total, registou um aumento de 44% e foi acompanhado pela maioria dos países que recebem mercadorias da Península Ibérica, destacando-se a Alemanha, Itália, Bélgica e Países Baixos.
As ofertas de cargas para importação também seguiram esta tendência ascendente, com um crescimento de 40% face a 2020, refletindo não só a recuperação da economia mas, também, o aumento da liquidez associado à incorporação das ofertas da Teleroute, que integra o Grupo Alpega juntamente com a Wtransnet.
Impacto do Brexit
Como seria de esperar, o Brexit teve um efeito no fluxo de mercadorias, desde 1 de janeiro de 2021, com uma queda de 30% nas ofertas de cargas de exportação para o Reino Unido e de 31% nas importações. No contexto das expedições ibéricas, o mercado britânico representa uma percentagem cada vez menor, que entretanto estão a ser substituídas por outros destinos como a Polónia, a Áustria e a República Checa.
No que se refere ao mercado ibérico, que representa o maior volume na bolsa de cargas da Wtransnet, registou-se um aumento de 45% nas ofertas com origem e destino na Península Ibérica, ultrapassando os níveis anteriores à crise. Em 2021 foram contabilizadas mais de 3,5 milhões de ofertas de carga na plataforma da Wtransnet, mais um milhão do que no ano anterior.
LEIA TAMBÉM
Wtransnet. Aumento das ofertas de cargas no primeiro trimestre
Relativamente a 2022, as previsões da Wtransnet apontam para um ano marcado, mais uma vez, pelos desafios que atravessa o setor do transporte rodoviário de mercadorias, tais como os atrasos nos pagamentos ou os quilómetros em vazio.