Condução autónoma. Waymo estreia quinta geração num Jaguar I-Pace

A Waymo, empresa criada pela Google, para desenvolver o carro 100% autónomo do futuro, apresentou a quinta geração do seu sistema "Driver".

A Waymo, empresa criada pela Google, para desenvolver o carro 100% autónomo do futuro, acaba de apresentar a quinta geração do seu sistema "Driver", e que deverá ser a base dos carros sem necessidade de condutor, que prevê vir a disponibilizar. Desta feita e pela primeira vez, tendo por base um Jaguar I-Pace 100% elétrico.

Em comunicado, a Waymo anuncia que o sistema de condução autónoma foi, nesta quinta e mais recente geração, totalmente redesenhado, com base nos inputs reunidos ao longo de 20 milhões de quilómetros de condução autónoma, em estradas públicas. Além de mais de 10 mil milhões de quilómetros, em simuladores.

LEIA TAMBÉM
'Carros completamente autónomos estão a chegar', assegura a Waymo

Ainda segundo a companhia, o resultado de todos estes quilómetros, é um sistema não apenas mais poderoso e capaz, mas também com um custo que é apenas metade do exigido para a geração anterior do "Drive".

O novo pacote tecnológico inclui, aliás, novos sensores LIDAR, capazes de conceber uma abrangência 360 graus e uma imagem 3D, do ambiente em redor do veículo. Sendo que, como estes novos sensores, o sistema passa a conseguir medir o tamanho e a distância dos objectos ao redor do carro e a uma distância até 300 m, ao mesmo tempo que oferece uma resolução e precisão espacial melhoradas, face ao sistema anterior.

A par de novos sensores LIDAR, a nova geração do "Drive" recorre ainda a novas câmaras, de maior qualidade e capazes de captar mais detalhes e imagens mais precisas, mesmo em condições de condução mais difíceis. Evolução que faz com que o carro passe a conseguir identificar, por exemplo, peões e sinais de Stop, até 500 metros de distância!

Finalmente, de geração mais recente são, também, os sensores de radar, que, assim, passam a conseguir detectar e medir, instantaneamente, a velocidade dos restantes elementos em redor, mesmo, quando sob condições meteorológicas mais difíceis. Sendo que, com esta nova tecnologia, a Waymo criou, mesmo e para Driver, o primeiro sistema de radar de imagens do mundo, para aplicação na condução autónoma, capaz de oferecer a melhor das resoluções, alcance e campo de visão.

A quinta e mais recente geração do sistema de condução autónoma da Waymo, foi aplicada, também pela primeira vez, num automóvel 100% elétrico, o Jaguar I-Pace. Modelo escolhido, também, por permitir a instalação de todo o hardware do Drive, na bagageira dianteira que o carro possui, deixando, assim, a bagageira tradicional, atrás, livre, para uma utilização normal.

https://youtu.be/tXfQc2i-EC4