VW T-Roc Cabrio. O regresso da Volkswagen aos cabrios

O novo T-Roc Cabrio representa o regresso da VW aos descapotáveis depois do Eos, do Golf e do Beetle. Além de ser o único do género no mercado.

O novo VW T-Roc Cabrio representa o regresso da VW aos descapotáveis depois do Eos, do Golf e do Beetle. Ele é o único SUV do mercado a propor uma solução deste género depois da Range Rover ter decidido descontinuar o Evoque…

Num segmento que independentemente da pandemia continua a ter uma boa procura, o T-Roc Cabrio é uma lufada de ar fresco e um instrumento emotivo que a Volkswagen quer aproveitar para relançar a imagem da marca a par da ofensiva que está a fazer no campo da eletrificação com o anúncio do ID.3 e mais tarde com o ID.4.

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Este modelo vem assim aumentar o portfólio da marca germânica no domínio dos SUV onde só não está representado no segmento B-SUV.

Fabricado na fábrica de Osnabruk que tradicionalmente produz os modelos descapotáveis da marca, o T-Roc Cabrio é um 2+2 construído a partir da plataforma modular MQB, a mesma que serve o seu irmão produzido na fábrica de Palmela. Com uma capota em lota elétrica que pode ser manobrada em andamento até aos 30 km/h, o T-Roc Cabrio apela a uma condução divertida cheia de vitalidade graças aos três motores TSI de 3 e 4 cilindros com 115 cv e 150 cv respetivamente, podendo o motor mais potente estar associado à conhecida caixa DSG.

Estruturalmente diferente, a versão aberta do T-Roc pesa mais 200 kg que a versão fechada devido aos diferentes reforços introduzidos na plataforma e na carroçaria de maneira a compensar a rigidez estrutural perdida por não ter uma capota rígida. Este é um aumento de peso que segundo a marca não penaliza as prestações e os consumos.

O reforço estrutural acarretou também uma redução da capacidade da mala. Mesmo assim os 280 litros anunciados estão acima dos modelos que por uma questão de alinhamento de preço a VW elege como concorrentes. É o caso do BMW Série 2 Cabrio, do Mini Cabrio e do Mazda MX 5 que tem menos dois lugares.

Mais caro 5000 euros

Com um preço superior a 5000 euros em relação à versão fechada com a mesma motorização e nível de equipamento, os preços vão dos 32 736 euros para a versão 1.0 TSI Style de 115 cv até aos 543 060 euros para a versão 1.5 TSI 150 cv DSG R-Line, passando pelos 35 756 euros para o mesmo motor mas sem caixa automática e com o nível de equipamento Style.

Dos vários equipamentos destacamos o Cockpit Digital de série na versão R-Line e o sistema de navegação Discover Media, de série em todas as versões.

Outro destaque vai para uma vasta gama de novas funções e serviços We Connect e We Connect Plus. No áudio o sistema de som de 12 canais é da "beats".