VW revela a vantagem da Tesla nos elétricos

O facto de ter nascido logo como uma fabricante dedicada em exclusivo aos veículos elétricos é considerada pelo líder VW como a grande vantagem da sua rival americana Colocar os ovos todos no mesmo cesto pode ser, segundo o ditado popular, uma má opção. Mas, tendo em conta as declarações do CEO da VW, Herbert Diess, até pode ser algo bom quando falamos da produção de automóveis. Isto porque o líder do segundo maior fabricante do planeta veio dizer que, por se dedicar exclusivamente aos veículos elétricos, a Tesla tem vantagem nesta área.   Em entrevista ao Financial Times, o CEO do Grupo germânico dedicou palavras bem elogiadas à rival liderada por Elon Musk. Diess afirmou que "eu acho que a Tesla está a fazer um bom trabalho. Não têm de se preocupar com o seu legado. Não têm de se preocupar com a nova geração de motores a gasolina, e por isso podem focar-se apenas no futuro. É uma vantagem". Esta declaração acaba por ser importante de duas formas. Uma delas é o reconhecimento claro de que os motores de emissões 0 são o futuro. Outro é voltar a enfatizar as enormes verbas necessárias para desenvolver novos motores (valores que podem superar as centenas de milhões de euros), um importante esforço financeiro. Que, aliás, está na base de algumas opções estratégicas de vários fabricantes, como parar com projetos para desenvolver novos blocos Diesel de baixa cilindrada.   Se Diess revelou qual a grande vantagem da Tesla, com a especialização em apenas um tipo de motor, não deixou de referir onde está a força da sua empresa. Que está precisamente nos números, pois ele refere que o Grupo VW "é bom na produção à [larga] escala, portanto temos uma hipótese". Neste campo, ao invés de liderar por ser pioneira, a opção estará mais associada a uma estratégia em que, pela produção em grandes números, se consegue reduzir os preços e assim tornar os seus automóveis mais competitivos. Os próprios números comprovam isso. Afinal, se a referência Tesla já produz mais de 100.000 viaturas/ano neste momento, a Volkswagen aponta a números bem mais ambiciosos, na casa dos três milhões de veículos de emissões 0 comercializados em 2025.   Fonte; Electrek e mais fontes