Volkswagen Passat. Carrinha para todo o serviço

A nona geração da VW Passat chega como carrinha, plena de conforto e funcionalidade. E com versão PHEV de 100 km de autonomia após o verão.

A nona geração do VW Passat apresenta-se apenas como carrinha. Chega em julho, com motorizações Diesel e gasolina. Para depois do verão é esperada uma nova variante híbrida com bateria recarregável.

Disponível a partir de julho, o novo VW Passat conta com uma motorização híbrida com sistema de 48 V (1.5 eTSI 150 cv), dois níveis de potência para o Diesel 2.0 TDI (122 cv e 150 cv) e outros tantos para o bloco a gasolina 1.5 TSI (204 cv e 272 cv). Todas as motorizações estão associadas à caixa DSG de sete velocidades.

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Apesar da estreia nacional estar prevista para mais tarde, as novas motorizações híbridas com bateria recarregável são as únicas a anunciar preço: 34 990 €. Valor indicativo para empresas.

Denominado eHybrid, o novo VW Passat PHEV combina um motor elétrico de 115 cv com as variantes de 150 cv e 170 cv do bloco 1.5 TSI, para obter 204 cv e 272 cv de potência combinada, respetivamente. Integrada na mais recente evolução da transmissão híbrida DSG de seis velocidades, a máquina elétrica garante 330 Nm de binário instantâneo.

Autonomia para 100 km

A energia para percorrer até 100 km sem produzir emissões é proveniente de uma bateria com 19,7 kWh de capacidade útil, o anterior tinha 10,6 kWh. Com um novo carregador interno de 11 kW e a possibilidade de receber até 50kW, a bateria do VW Passat é capaz de repor 80% da capacidade em 23 minutos.

Traseira do novo VW Passat

Desenvolvido sobre a arquitetura MQB Evo, o VW Passat estica o comprimento até aos 4,92 metros. Ao fazê-lo arredonda as linhas aprimorando a aerodinâmica, que vê o cx baixar dos 0,31 para os 0,25.

Um ganho significativo com reflexos diretos nos consumos e, juntamente com o reforço do isolamento dos vidros do para-brisas e das quatro portas, no conforto acústico do interior. Não podemos afirmar que o motor 2.0 TDI de 150 cv passa despercebido em aceleração, mas na verdade mal se dá por ele com a velocidade estabilizada.

Amortecedores adaptativos

Para além dos habituais modos de condução, a mais recente evolução do controlo dinâmico do chassis DCC tem opção de montar amortecedores adaptativos. Estes utilizam o controlo independente da compressão e da expansão para proporcionar dez níveis distintos de amortecimento.

Estão acessíveis no modo de condução Individual e revelaram diferenças tão subtis, que não demos por elas neste primeiro contacto. As passagens da caixa DSG seguem a mesma lógica, sublinhando a condução confortável e o perfil de devorador de quilómetros do motor 2.0 TDI.

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Com uma média oficial de 5 l/100 km (um litro a menos que o nosso contacto), o Diesel continua a ser opção certa para os viajantes de longo curso frequentes.

Inteligência artificial e ChatGPT

Luminoso e cuidado nos acabamentos, o interior assume a expressão máxima nos lugares dianteiros. Há bancos novos, uma consola central plena de arrumação, fruto da deslocação do seletor da caixa para a coluna de direção, e um ecrã tátil com 13 ou 15 polegadas.

Ecrã de 15 polegadas do VW Passat
O ecrã de 15polegadas apresenta novo sistema operativo com ligação ao ChatGPT

Pleno de atalhos, o novo sistema operativo facilita a interação com o VW Passat ao ponto de não sentirmos falta dos comandos físicos para a climatização. As atualizações remotas de software são a ponta de um "iceberg" tecnológico que culmina na inteligência artificial do ChatGPT.

De regresso aos velhos e fiáveis botões tradicionais, o volante controla a informação apresentada no Digital Cockpit Pro de 10,25 polegadas.