Apostada no desenvolvimento da tecnologia, a Volkswagen (VW) acaba de escolher o modelo 100% elétrico ID.BUZZ, para estrear, na marca, o seu futuro sistema de condução autónoma. Tecnologia cuja utilização no tráfego só deverá ser possível em 2025.
A cargo da Volkswagen Veículos Comerciais, o desenvolvimento do sistema de condução autónoma da marca alemã tem vindo a ser feito pela Argo AI, empresa especializada em plataformas de software para sistemas autónomos. A qual, além de um investimento inicial de mil milhões de dólares, passou a contar, igualmente, com o apoio da subsidiária da Volkswagen, AID - Autonomous Intelligent Driving.
Acrescentar, sobre esta última, que a AID é responsável pelo desenvolvimento de sistemas totalmente autónomos e a sua utilização comercial em zonas urbanas. Tecnologias que a Volkswagen Veículos Comerciais pretende aplicar em veículos para fins especiais (SPV), como táxis robot e furgões.
Além dos investimentos na Argo AI, o Grupo Volkswagen está, também, a investir somas avultadas em projetos da Car.Software Organization, que desenvolve, em paralelo e independentemente da Argo AI, funções de condução assistida e automatizada até ao nível 4, para o setor de mobilidade particular, de todas as marcas do Grupo Volkswagen.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen ID. Buzz. "Pão de Forma séc. XXI" chega em 2022 vindo da Alemanha
Entretanto, a Volkswagen Veículos Comerciais está a desenvolver os veículos nos quais o Sistema de Condução Autónoma (SDS) da Argo será usado, e que terão por base o modelo 100% elétrico VW ID.BUZZ. O qual terá a sua estreia mundial já no próximo ano.
Segundo revela a marca do duplo V em comunicado, o desenvolvimento desta proposta continua a decorrer a um ritmo acelerado, não só com o propósito de eletrificar o icónico 'Pão de Forma', mas também para o transformar num inovador veículo autónomo com SDS.
Resultado da confirmação, por parte do Conselho Fiscal do Grupo Volkswagen, do orçamento para a Condução Autónoma, a Volkswagen Veículos Comerciais garante que, um passo significativo, no caminho da mobilidade autónoma, poderá agora ser dado.
"Este ano, pela primeira vez, estamos a realizar testes dinâmicos na Alemanha, nos quais o sistema de condução autónoma da Argo AI será usado numa versão do futuro ID.BUZZ da Volkswagen Veículos Comerciais", comenta o diretor do departamento de condução autónoma, Christian Senger. Acrescentando que, "o objetivo é desenvolver um conceito de viagem remunerada e 'pooling' semelhante ao que o MOIA oferece hoje [nr: conjunto de soluções avançadas no domínio da conectividade e partilha de veículos]."
Desta forma e "em meados desta década, os nossos clientes terão a oportunidade de ser conduzidos ao seu destino em veículos autónomos, em cidades selecionadas.", assegura Senger.