Apesar de um certo declínio, nos últimos anos, na procura de caixas manuais, resultado também do esforço que os construtores têm feito em prol da disseminação de transmissões automáticas como a DSG, é a própria Volkswagen que garante, aos fãs da tradição: caixas manuais vão continuar a existir nos modelos do maior construtor europeu.
Segundo declarações prestadas, à publicação britânica Autocar, pelo responsável do Departamento de Desenvolvimento Técnico para os Veículos de Passageiros Volkswagen, Matthias Rabe, o fim da oferta de caixas manuais de velocidades não está, de todo, à vista.
Matthias Rabe reconhece que "algumas pessoas gostam de se manter agarradas às origens e de, simplesmente trocarem, elas próprias, de mudanças. Pelo que, enquanto esta procura existir, nós vamos continuar a oferecer".
LEIA TAMBÉM
Volkswagen promete redução de até 5 gramas de CO2 graças a nova caixa manual
Boas noticias, portanto, para os entusiastas da condução, muitos deles tristas com a subtracção deste tipo de soluções mecânicas, em muitos modelos.
De resto, este comprometimento com as caixas manuais, não é só retórica. O atual Polo GTI, por exemplo, dispõe apenas de opção manual, o mesmo acontecendo com o up! GTI, mas também e principalmente, o recentemente revelado Golf GTI, equipado com uma caixa de seis velocidades, cambiáveis manualmente.
Agora, é claro, também, que a VW se refere ao futuro. Mas, tendo em conta que, por exemplo, a ultima geração do Clio RS, possui apenas a opção automática, o facto de o novo GTI manter a transmissão manual, vem apoiar a afirmação do responsável técnico da VW.
LEIA TAMBÉM
Volkswagen GolF VIII GTI desvendado. E não vem sozinho!…
Não se pode, claro, é interpretar esta informação, como uma certeza de que, daqui em diante, todos os modelos da marca irão oferecer caixas manuais. Tanto que, especula-se que o próximo Golf R apenas irá disponibilizar a opção DSG, à semelhança dos Tiguan R e Arteon R.
O grupo VW como um inesperado defensor da condução pura
A Volkswagen foi o grupo automóvel que mais democratizou, não só o uso da tecnologia turbo nos carros de produção, como também o desenvolvimento e instalação das caixas automáticas nos modelos europeus.
Agora, com esta defesa da caixa manual, a VW posiciona-se, inesperadamente, como uma das marcas que mais defende o puritanismo na condução.
Relembramos que é, também, o grupo VW, que continua a oferecer alguns dos já poucos desportivos atmosféricos, ainda em produção. É o caso do Audi R8, o Lamborghini Huracan/Aventador, o Porsche 911 GT3 e o Porsche 718 Cayman GT4/GTS. Estes três últimos, com caixas manuais.