Garantia de Volkswagen. Caixas manuais são para manter

Apesar de um declínio nos últimos anos na procura de caixas manuais, a VW afirma que quem ainda as pretende não será ignorado.

Apesar de um certo declínio, nos últimos anos, na procura de caixas manuais, resultado também do esforço que os construtores têm feito em prol da disseminação de transmissões automáticas como a DSG, é a própria Volkswagen que garante, aos fãs da tradição: caixas manuais vão continuar a existir nos modelos do maior construtor europeu.

Segundo declarações prestadas, à publicação britânica Autocar, pelo responsável do Departamento de Desenvolvimento Técnico para os Veículos de Passageiros Volkswagen, Matthias Rabe, o fim da oferta de caixas manuais de velocidades não está, de todo, à vista.

Matthias Rabe reconhece que "algumas pessoas gostam de se manter agarradas às origens e de, simplesmente trocarem, elas próprias, de mudanças. Pelo que, enquanto esta procura existir, nós vamos continuar a oferecer".

LEIA TAMBÉM
Volkswagen promete redução de até 5 gramas de CO2 graças a nova caixa manual

Boas noticias, portanto, para os entusiastas da condução, muitos deles tristas com a subtracção deste tipo de soluções mecânicas, em muitos modelos.

Segundo estas declarações, é seguro dizer que as versões GTI da VW, continuaram a fazer o bom uso das manetas nas consolas centrais
Segundo estas declarações, é seguro dizer que as versões GTI da VW continuarão a oferecer caixas manuais

De resto, este comprometimento com as caixas manuais, não é só retórica. O atual Polo GTI, por exemplo, dispõe apenas de opção manual, o mesmo acontecendo com o up! GTI, mas também e principalmente, o recentemente revelado Golf GTI, equipado com uma caixa de seis velocidades, cambiáveis manualmente.

Agora, é claro, também, que a VW se refere ao futuro. Mas, tendo em conta que, por exemplo, a ultima geração do Clio RS, possui apenas a opção automática, o facto de o novo GTI manter a transmissão manual, vem apoiar a afirmação do responsável técnico da VW.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen GolF VIII GTI desvendado. E não vem sozinho!…

Não se pode, claro, é interpretar esta informação, como uma certeza de que, daqui em diante, todos os modelos da marca irão oferecer caixas manuais. Tanto que, especula-se que o próximo Golf R apenas irá disponibilizar a opção DSG, à semelhança dos Tiguan R e Arteon R.

O grupo VW como um inesperado defensor da condução pura

A Volkswagen foi o grupo automóvel que mais democratizou, não só o uso da tecnologia turbo nos carros de produção, como também o desenvolvimento e instalação das caixas automáticas nos modelos europeus.

Recentemente apresentado, o Cayman 718 GT4 combina um motor atmosférico com uma caixa manual de seis velocidades
O Grupo VW continua a oferecer carros vocacionados na condução desportiva, com caixas manuais e motores atmosféricos

Agora, com esta defesa da caixa manual, a VW posiciona-se, inesperadamente, como uma das marcas que mais defende o puritanismo na condução.

Relembramos que é, também, o grupo VW, que continua a oferecer alguns dos já poucos desportivos atmosféricos, ainda em produção. É o caso do Audi R8, o Lamborghini Huracan/Aventador, o Porsche 911 GT3 e o Porsche 718 Cayman GT4/GTS. Estes três últimos, com caixas manuais.