Volvo termina joint-venture para impulsionar condução autónoma

Apostada na afirmação da condução autónoma, a Volvo Cars anunciou uma aceleração neste domínio, com o fim da Zenuity e a criação de uma nova empresa.

Apostada na afirmação da condução autónoma, a Volvo Cars acaba de anunciar uma aceleração neste domínio, através de uma optimização dos recursos já envolvidos. Mais precisamente, através do fim da joint-venture Zenuity e a criação de uma nova empresa, dedicada exclusivamente a este domínio.

Em comunicado, a Volvo Cars anuncia, assim, o fim da joint-venture detida em partes iguais pela marca sueca e pela empresa de equipamento de segurança automóvel, Veoneer, e que operava com o nome de Zenuity.

LEIA TAMBÉM
Volvo. Compre um híbrido… e ganhe um ano de energia grátis

De acordo com o fabricante nórdico, da Zenuity, resultarão duas empresas distintas, com áreas de actuação igualmente diferentes.

Assim, de um lado, ficará uma empresa independente, exclusivamente detida pela Volvo Cars, cujo foco central será o desenvolvimento e a comercialização de software para a condução totalmente autónoma.

Do outro, surgirá uma segunda tecnológica, detida em exclusivo pela Veonner, e que ficará encarregue de desenvolver sistemas de assistência à condução.

Em alguns casos através de parcerias, a Volvo tem sido uma das marcas automóveis mais envolvidas no desenvolvimento da condução autónoma
Em alguns casos através de parcerias, a Volvo tem sido uma das marcas automóveis mais envolvidas no desenvolvimento da condução autónoma

Zenuity separa-se... mas continua trabalho

Ainda sobre a Zenuity, era, até aqui, a empresa responsável por desenvolver uma plataforma sólida de software, para utilização em sistemas de condução autónoma e assistência à condução. Trabalho a que, as empresas que dela resultam, deverão dar continuidade.

Resultado, também, desta separação, as operações e colaboradores da Zenuity sedeados em Gotemburgo e em Shangai, serão transferidos para a nova empresa detida pela Volvo Cars.

LEIA TAMBÉM
Elétrico da Volvo apresentado como um dos mais seguros da marca

Já as operações e colaboradores que se mantinham em Munique e em Detroit, serão transferidos para a Veoneer.

Nova empresa continuará independente

Relativamente à nova empresa que passará a actuar exclusivamente na área da condução autónoma, a Volvo Cars revela que irá funcionar de forma independente e externa à marca, com o seu próprio canal de distribuição.

"A Volvo Cars pretende introduzir na próxima geração de automóveis, sistemas completamente autónomos de condução em auto-estradas. Isto será possível ao permitirmos agora que a nova empresa se foque totalmente no desenvolvimento destes sistemas.", comentou o Director-Executivo da Volvo Cars, Håkan Samuelsson.