Está de parabéns! Volvo XC90 faz 20 anos com 1,3 milhões de unidades vendidas

Primeiro SUV na oferta da marca sueca, o Volvo XC90 está a celebrar 20 anos de existência, com mais de 1,3 milhões de unidades vendidas!

Primeiro SUV a fazer parte da oferta da marca sueca, o Volvo XC90 está de parabéns - completa 20 anos de existência, ao longo dos quais já soma mais de um milhão e 300 mil unidades comercializadas!

Dado a conhecer ao mundo nos primeiros anos do século XXI, ou, mais concretamente, em 2022, o ainda hoje maior dos SUV da Volvo tem conseguido cotar-se como um dos sucessos de vendas da marca de Gotemburgo, fruto também de uma evolução se contabiliza não mais do que duas gerações.

Ainda assim e apresentado, naquele que foi o modelo original, durante o Salão Automóvel de Detroit, nos EUA, o XC90 entrou literalmente com o pé direito no mercado, somando, logo no início da comercialização, um total de 15.000 encomendas.

O último XC90 da primeira geração a sair da linha de montagem seguiu directo para o Museu da Volvo
O último XC90 da primeira geração a sair da linha de montagem seguiu directo para o Museu da Volvo

Entre os argumentos que acabaram contribuindo para esse resultado, aspectos como o piso de carga totalmente plano, logo a partir dos bancos da frente; uma condução muito semelhante à de uma berlina, além de uma então óptima economia de combustível.

A par destas mais-valias, a presença, igualmente, de algumas inovações em matéria de segurança automóvel, com destaque para o Roll Stability Control (RSC), um sistema que, recorrendo a um sensor giroscópio, detetava e combatia o risco de capotamento, assim como para o Roll Over Protection System (ROPS) capaz de otimizar e proteger todos os que se encontravam no interior do automóvel, em caso de capotamento.

LEIA TAMBÉM
Já no próximo XC90. Volvo inaugura visualização fotorrealista em tempo real

Eleito 'SUV do Ano' logo no em 2023, desta primeira geração foram produzidas um total de 636.143 unidades, a última das quais, a 11 de julho de 2014, em Torslanda. Unidade que, diga-se, saiu directamente da linha de montagem para o Museu da Volvo, também localizado em Gotemburgo.

A segunda geração

Quanto à atual segunda geração do XC90, foi dada a conhecer em 2015, já com base na nova plataforma Scalable Product Architecture (SPA), e a prometer "um design escandinavo único, um nível de conforto e performance de excelência", além de "um nível de segurança em conformidade com a herança da marca".

Tal como na primeira geração, duas estreias mundiais em termos de tecnologia, a começar no Run-off protection, sistema que, num cenário fora de estrada, leva a que, assim que o automóvel se apercebe da iminência de um embate ou capotamente, os cintos de segurança comprimam os ocupantes contra os bancos, de forma a mantê-los na posição correcta. Isto, ao mesmo tempo que a função de absorção de energia entre o banco e a estrutura do mesmo, amortece as forças verticais que podem surgir, quando o veículo regista uma aterragem dura no terreno.

A segunda e atual geração do Volvo XC90 soma já mais de 600 mil unidades vendidas
A segunda e atual geração do Volvo XC90 soma já mais de 600 mil unidades vendidas

Quanto à segunda novidade a nível mundial, trata-se da travagem automática com capacidade de inserção, sinónimo da capacidade de travar de forma automática, a partir do momento em que o automóvel detecta um veículo vindo de frente e em sentido contrário.

Até hoje, a segunda geração do XC90 soma já as 600.000 unidades vendidas.