A Volvo Car Portugal acaba de anunciar a chegada ao nosso País do primeiro modelo 100% elétrico da marca sueca, o Volvo XC40 Recharge. Modelo que passa, assim, a estar disponível, por preços a partir de 57.150€.
Recorrendo à já conhecida plataforma Compact Modular Architecture (CMA), com motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro a oferecem uma potência conjunta de 408 cv e 660 Nm de binário, o Volvo XC40 Recharge anuncia, desde logo, prestações que passam por uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos, além de uma velocidade máxima fixada nos 180 km/h.
Exibindo uma bateria de 75 kWh, localizada sob o piso, o modelo propõe ainda autonomias entre os 400 e os 418 quilómetros, já segundo o novo ciclo WLTP, sendo que, o recarregar das baterias, pode demorar entre 8 horas, quando recorrendo a uma tomada AC de até 11 kW, e apenas 40 minutos, se feito em tomada DC, de até 150 kW.
Distinta do XC40 com o motor de combustão, é também a capacidade de carga, com esta versão 100% elétrica a anunciar 414 litros na bagageira - ou 1290 l com as costas dos bancos traseiros rebatidas -, mais um espaço de arrumação, sob o capot dianteiro, com 31 litros. Embora e neste caso, acessível, apenas, com uma chave especial.
LEIA TAMBÉM
Volvo lança novo elétrico C40 Recharge com autonomia de 420 km
Já a capacidade de reboque, surge fixada nos 1.500 kg, com o elétrico a permitir, ainda, o transporte de até 75 kg no tejadilho.
Anunciado, para o mercado nacional, com duas versões, Standard e respetivo upgrade , o Volvo XC40 promete, ainda, um equipamento de série bastante completo, desde a versão base, a qual inclui soluções de segurança como o Slippery Road Alert, Lane Keeping Aid, City Safety, Blind Spot Information System, Hill Start Assist e Hill Descent Control.
Já no domínio da conectividade, a integração de Google Assistant, de um ecrã táctil de 9'', carregamento de smartphone por indução e Volvo On Call.
A par destas qualidades, o Volvo XC40 Recharge 100% Elétrico é também o primeiro modelo da marca sueca a poder receber atualizações de software do seu sistema operativo via aérea, ou Over The Air (OTA), o que deverá permitir que o modelo continue a evoluir e a melhorar, ao longo do seu tempo de vida.
Finalmente e termos de preços, o primeiro crossover 100% elétrico da Volvo passa a estar disponível em Portugal com preços a partir de 57.150€, preço pedido pela versão Standard Twin Plus, ou 61.106,42€, valor do Twin Pro.
Igualmente disponível está uma opção de renting, a partir dos 800€/mês (versão Standard Twin Plus) ou de 850€/mês (versão Twin Pro).