A Volvo anunciou o arranque da produção do seu primeiro veículo 100% elétrico, o XC40 Recharge. Modelo que, de resto, está já em comercialização, com a marca sueca a garantir que, embora ainda por realizar, toda a produção calendarizada para 2020, está já vendida.
O arranque da produção do Volvo XC40 Recharge, que terá lugar em Gent, na Bélgica, acontece, conforme recorda a marca sueca, depois de um período de acertos finais, durante o qual foram produzidas algumas unidades de pré-produção.
Esta prática, que é habitual na produção de todos os modelos novos, visa optimizar os processo de fabrico e assegurar os níveis de qualidade, em cada uma das unidades que sai da linha de montagem.
LEIA TAMBÉM
XC40 Recharge é o primeiro 'full-electric' da Volvo (vídeo)
Quanto ao XC40 Recharge propriamente dito, trata-se do primeiro de vários automóveis 100% elétricos que a Volvo tem previsto lançar.
Este objectivo visa, também, permitir à marca sueca reduzir a sua pegada de CO2 por automóvel, em 40%, até 2025.
Nesse mesmo ano, a Volvo espera que, metade das suas vendas mundiais, seja composta de veículos elétricos. Sendo que, a restante quota, deverá ser constituída por modelos híbridos.
O Volvo XC40 Recharge tem por base a plataforma CMA - Compact Modular Architecture, a qual contribui para que o modelo ofereça não somente tração às quatro rodas, como também uma potência máxima de 408 cv, além de uma autonomia elétrica superior a 400 km, já segundo a norma WLTP.
Finalmente, o XC40 Recharge deverá ser capaz de carregar até 80% da capacidade das suas baterias, em apenas 40 minutos, através de um sistema de carga rápida.
Tecnologicamente avançado, o primeiro modelo 100% elétrico da Volvo deverá poder receber software e atualizações via aérea do seu software, sem necessidade de passar pelo concessionário, continuando, dessa forma, a melhorar e evoluir, à medida que a aprendizagem for sendo feita.