XC40. Volvo introduz nova versão PHEV de entrada e dois novos Mild Hybrid

Depois do T5 Híbrido Plug-in, a Volvo introduziu uma nova versão PHEV de entrada, XC40 Recharge T4, além de dois outros motores Mild Hybrid.

Depois do T5 Híbrido Plug-in, a Volvo acaba de aumentar a oferta de blocos híbridos plug-in na gama XC40, com a introdução de uma nova motorização PHEV de entrada, denominada XC40 Recharge Plug-in Hybrid T4. Isto, além de dois outros motores Mild Hybrid, encarregues de substituir as motorizações T4 e T5 a gasolina.

Já disponível para encomenda nalguns mercados, como é o caso do Reino Unido, este novo Volvo XC40 Recharge Plug-in Hybrid T4 é proposto com dois níveis de equipamento: R-Design e Inscription. Sendo que, a entrega das primeiras unidades, só deverão começar em outubro.

Quanto a características técnicas, a nova versão de entrada Volvo XC40 T4 PHEV conjuga um três cilindros 1.5 litros a debitar 129 cv, com um motor elétrico a garantir mais 82 cv, ficando a entrega da potência às rodas nas mãos de uma caixa automática de sete velocidades, assim como de um sistema de tracção apenas dianteiro.

A fornecer energia ao motor elétrico, um pack de baterias de 10.7 kWh, a prometer uma autonomia 100% elétrica de 43 km. Isto, ao mesmo tempo que o motor de combustão anuncia consumos de apenas 2,1 l/100 km, com emissões de CO2 de não mais que 47 g/km.

Já a substituir os atuais blocos a gasolina T4 e T5, duas novas motorizações Mild Hybrid, B4 e B5, ambas tendo por base um quatro cilindros 2.0 litros, a que se junta um sistema elétrico com bateria de 48V, gerador de arranque integrado e sistema de recuperação de energia.

LEIA TAMBÉM
Híbrido plug-in ou diesel? Dizemos-lhe qual a opção mais racional

No caso específico da versão menos potente, B4, a promessa de uma potência declarada de 197 cv, num conjunto que tanto pode exibir tracção exclusivamente dianteira, como integral, ao passo que o B5 anuncia uma potência máxima de 250 cv, a servir, única e exclusivamente, um sistema de tracção integral. Ambas as versões adoptam, de série, uma caixa automática de oito velocidades.

A todas estas novas motorizações, junta-se o já conhecido e referido T5 híbrido plug-in, o qual se destaca por oferecer uma potência máxima de 262 cv, sendo que, a caminho do mercado português, está, também, a variante 100% elétrica do XC40, o XC40 Recharge P8 EV, com 408 cv de potência.

A terminar, referir apenas que, embora, para já, sem preços definidos para o mercado nacional, o Volvo XC40 Recharge Plug-In Hybrid T4 está disponível, no Reino Unido, a partir de £39.230 (R-Design) e £39.475 (Inscription), ou seja, 43.513€ e 47.785€, segundo o câmbio atual.

Já as novas versões Mild Hybrid, são propostas por valores a partir de £32,760 e £37,865 libras esterlinas, sinónimo de 36.336€ e 41.999€, ao câmbio atual.