Volvo VNL. Nova geração do "primo" americano do Volvo FH

A Volvo Trucks revelou a nova geração do Volvo VNL que estreia uma plataforma multienergias que também deverá ser adotada pelo seu "primo"

A Volvo Trucks revelou a nova geração do Volvo VNL que estreia uma plataforma multienergias que também deverá ser adotada pelo seu "primo" europeu Volvo FH.

A Volvo Trucks apresentou o novo Volvo VNL na América do Norte, que é um "primo" próximo do Volvo FH europeu, que vai entrar numa nova geração já no final do mês de janeiro.

Voltando ao Volvo VNL, este apresenta uma aerodinâmica otimizada, o que em combinação com nova tecnologias permite melhorar o consumo de combustível até 10%.

O novo Volvo VNL assenta numa nova plataforma preparada para acomodar diferentes sistemas de propulsão, incluindo elétrico a bateria, pilha de combustível e motores de combustão que usam combustíveis renováveis como o hidrogénio. Esta nova plataforma também deverá ser adotada pelo novo Volvo FH.

Nova plataforma

O Volvo VNL recebeu uma arquitetura elétrica de 24V e um conjunto de sistemas de assistência à condução que estarão presentes nos futuros camiões autónomos.

À semelhança de muitos camiões norte-americanos de gama alta, designados como Classe 8, o Volvo VNL possui cabina normal, isto é, o compartimento do motor à frente do habitáculo. Os engenheiros da marca sueca procuram otimizar a eficiência aerodinâmica, tendo introduzido formas angulares e arredondadas na cabina.

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O Volvo VNL também obteve ganhos ao nível aerodinâmico com a introdução de um pára-brisas mais arredondado, assim como folgas mais estreitas em volta de áreas de ar turbulentas.

O Volvo VNL vai ser lançado com um motor diesel D13 que está disponível em quatro níveis de potência, dos 405 cv aos 500 cv, três níveis de binário máximo dos 2370 Nm aos 2640 Nm.

Sistemas de assistência

O Volvo VNL conta com avançados sistemas de assistência à condução como o Volvo Active Driver Assist Plus com Pilot Assist, que garante a manutenção no centro da faixa de rodagem. Este sistema é apoiado pelo Volvo Dynamic Steering, que facilita as manobras em todas as velocidades, além de proporcionar uma márcha-atrás mais controlada e de aumentar a estabilidade em todas as velocidades.

As vendas do novo Volvo VNL começam daqui a alguns meses e a sua produção está a cargo da fábrica de New River Valley, localizada em Dublin, no estado norte-americano da Vírgina.