A Volvo Trucks voltou a ser a marca de pesados de mercadorias mais vendida em Portugal pelo segundo ano consecutivo e reforçou mesmo a liderança. A Mercedes-Benz também manteve a vice-liderança.
A Volvo Trucks conseguiu defender a liderança conquistada no mercado de pesados de mercadorias em 2022 e um ano depois manteve-se de "pedra e cal" no topo da tabela de vendas da ACAP - Associação Automóvel de Portugal relativa às matrículas de veículos de mercadorias com peso superior a 3,5 toneladas.
A Volvo Trucks, representada pela Auto Sueco Portugal, empresa do Grupo Nors, matriculou 866 unidades em 2023, o volume mais elevado dos últimos anos. Relativamente a 2022, a Volvo Trucks alcançou um crescimento de 15,7% e reforçou a sua quota de mercado de 22,59% para 24,22%. A Auto Sueco Portugal sublinha, em comunicado, que a liderança foi comum aos dois segmentos deste mercado - veículos Rígidos e Tratores.
A representante nacional da Volvo Trucks refere que a preferência dos operadores de transporte de mercadorias continua não só a "reconhecer a excecional qualidade dos camiões Volvo", mas, também, a valorizar "a competência, a flexibilidade e a disponibilidade dos serviços de assistência após-venda prestados pela Auto Sueco Portugal e a sua rede de concessionários".
Mercedes-Benz segura vice-liderança
A Mercedes-Benz também manteve a segunda posição, com 1149 unidades matriculadas, tendo registado um crescimento de 32,7%, mas a sua quota de mercado diminuiu ligeiramente de 18,3% para 16,6%. Igualmente significativa foi a progressão de 43,7% da Iveco, com as matrículas a aumentarem de 435 unidades para 625 unidades.
A MAN parece ter ultrapassado os constrangimentos relativos à cadeia de abastecimento e conseguiu matricular 622 unidades em 2023 contra 274 unidades no ano anterior, um crescimento de 127,0%. A taxa de penetração do mercado subiu de 5,79% para 8,98%.
Nos lugares imediatos surgem a Renault Trucks e a DAF Trucks, com 565 e 468 unidades matriculadas, respetivamente. Enquanto a marca francesa viu diminuir a quota de mercado de 9,95% para 8,16%, a dos Países Baixos reforçou ligeiramente de 6,42% para 6,76%, mas viu as matrículas aumentarem 53,9%.
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Duas marcas que tiveram quebras nas vendas foram a Ford Trucks (-2,3%) e a Fuso (-10,3%), com 467 e 201 unidades matriculadas em 2023.
No que se refere ao total do mercado de pesados de mercadorias, este registou um crescimento de 46,3% em 2023, tendo sido matriculadas 6923 unidades contra 4733 unidades no ano anterior.